20 de junho de 2021

MORTIUS “Macabre Ritual” (Angel of Cemetery Prods/2021)

Antes de tudo, deixo bem claro que esse review não tem nenhuma relação com o fato da banda ter retornado, pois isso não me interessa e nem eu ou ninguém (além deles próprios) tem nada haver com isso...

 

Porém apesar de a princípio eu relutar em resenhar um material que já foi lançado décadas atrás, o fato dessa demo ter tido um significado muito foda pra mim, falou mais alto, pois ganhei uma gravação do Tinho (ex-Antichristus) quando eu estava começando ouvir som, muitos anos depois da versão original ser lançada. 

Sem saudosismo, pra mim Mortius (ao lado de Blackness) foi a banda mais interessante a gravar uma demo em Salvador; e se lá infelizmente não foi mais capaz de gerar mais tantas bandas interessantes (Mortius, Eternal Sacrifice, Inoculation, Winter Moon, Blessed in Fire, Crucificator, Sawer, Incrust, Impetuous Rage, Poisonous, etc, etc, etc...) só nos resta ficar com lembranças e tentar materializa-las em um formato decente como esse que foi feito, mesmo, repito, não sendo eu mais um entusiasta do formato em questão (fica a dica ao pessoal das distros e selos pra relançar algumas dessas outras bandas que citei heheh). 

Aliás é até difícil pra um leigo que desconhece o que já foi feito no subterrâneo baiano (principalmente se ele só conhecer a leva de bandas ruins que apareceram uns anos depois em Salvador) acreditar que uma banda assim surgiu na capital da Bahia. “Janet Haining, The Medieval Witch”, “Satanic Rite”, “The Profane Ceremony”, “Ritual Initiation of Novice”... 

Eu lembro faixa por faixa e os nomes de cada uma delas, de tanto eu escutar essa tape; pra vocês terem ideia, eu tinha duas gravações (hoje tenho 3 com essa aqui resenhada heehehe) e embora atualmente, como vocês já sabem, tape seja um formato que quero distâancia, nem pensei duas vezes em pegar quando a Angel of Cemetery Prods a relançou (com permissão da banda, bom deixar claro, inclusive nesse relançamento acompanha uma nota póstuma, tipo uma “bio” com as palavras do próprio ex-vocal, Tinho que na época era “Antichristus”... assim como uma release da época). 

Aliás o relançamento está todo fiel ao que foi feito na época, um dos melhores trampos desse selo pra mim. A única diferença que só veio a somar, foi o pôster incluído nessa versão. Pra quem não sabe, os caras faziam um Doom Black Metal que de longe me faz lembrar o antigo Amen Corner, Necro Schizma (impressionante que seja por coincidência ou não, quando quase ninguém devia conhecer essa banda) e nota-se também muita influencia do álbum “Worship Him”. Corram atrás ou sejam amaldiçoados!!



Nenhum comentário: