13 de abril de 2018

O TERROR NO DIVÃ - A Psicologia do Cinema de Terror em Quatro Séries Clássicas (Editora Masdras/2017, 192 pgs.)

As histórias de terror possuem uma misteriosa e incrível capacidade de atrair e seduzir o desejo de envolvimento dos seus seguidores. Seja em filmes, livros, revistas, até na música, enfim, o formato não importa muito mas esse conteúdo é sempre algo muito desejado de ser "consumido"...



Essa fórmula de "sucesso" é facilmente explicada usando os filmes como exemplo, pois quase sempre o custo de produção envolve investimentos bem modestos e o retorno de bilheteria quase sempre alcança cifras milionárias. Na música podemos citar o exemplo do Black Sabbath, onde seu mentor e líder Tony Iommi relata em sua biografia que passou a abordar temas de terror nas canções do Sabbath quando que o cinema de sua cidade estava sempre cheio quando o filme exibido era de terror, ou seja, as pessoas pagavam pra sentir medo.

Para entender essa estranha relação de sentir prazer através de algo que era pra exatamente causar o efeito contrário o escritor, psicólogo e músico José Felipe Rodrigues de Sá escreveu "O Terror no Divã - A Psicologia do Cinema de Terror em Quatro Séries Clássicas", que foca nos filmes de terror, especificamente em quatro séries clássicas, que nos explica cientificamente esse motivo pelo qual assistimos filmes de terror. O próprio autor coloca essa questão:

"Por que assistimos filmes de terror? É muita vontade de sofrer? Ou eles são uma válvula de escape para os nossos impulsos mais perversos?". A resposta você vai saber no livro.

Os quatro filmes clássicos de terror escolhidos para esta abordagem investigativa foram: "O Massacre da Serra Elétrica", "Halloween", "Sexta-Feira 13" e "A Hora do Pesadelo", onde o texto mergulha fundo em todas as questões que envolvem esse universo: folclore, criminologia e psicanálise com uma abordagem leve, muito bem escrito e que possui a mesma estratégia vitoriosa do gênero de terror - prender o leitor do início ao fim apreciando a leitura em todo seu processo.

Pra finalizar vou deixar um convite bem intimidador do autor Zé Felipe, que por sinal é guitarrista do The Cross (Doom Metal - Salvador/BA):

"...nessa mistura de experiências traumáticas e medos universais moram os vilões importais desses filmes, franquias que renderam centenas de milhões de dólares pelo mundo. Mergulhe fundo com a gente nesse mundo das trevas... Se tiver coragem."

Para adquirir o livro, acessem: madras.com.br

José Felipe Rodrigues de Sá (Autor)