21 de setembro de 2020

DEATH BY METAL - A História de Chuck Schuldiner e do Death (Editora Estética Torta/2020, 257 pgs.)

Escrito pelo jornalista italiano Rino Gissi, Death by Metal - A História de Chuck Schuldiner e do Death foi lançado originalmente em 2013, 12 anos após a trágica e repentina morte de Chuck, que lutava contra um câncer raro descoberto há apenas 2 anos antes....

Antes de falar mais sobre essa biografia, eu gostaria aproveitar pra falar como conheci o trampo do Death:

Ainda adolescente nos anos 90, quando a internet não era tão acessível e consequentemente as informações eram bem restritas, eu sinceramente estranhava o fato de uma banda tão foda, com tantos clássicos e tanto respeito na cena Death Metal não ter seus álbuns nas prateleiras das poucas lojas que vendiam discos de Heavy Metal por aqui, como Morbid Angel, Deicide e até Cannibal Corpse tinham, ou seja, o Death já era "cult" mesmo ainda em atividade.

O primeiro disco do Death que adquiri foi curiosamente o último álbum de estúdio lançado por eles: "The Sound of Perseverance" (1998), que comprei na época do seu lançamento e importado da Alemanha, através de uma "novidade" bem legal na época, a loja virtual da extinta Rock Brigade. 

Já conhecia todos os seis álbuns anteriores, gostava muito de todos e gostei muito desse "último" que só ouvi quando chegou em minhas mãos - a internet, como citei acima, ainda não era tão acessível na época (normalmente a gente lia as matérias dos lançamentos dos discos pra depois ouvi-los).  

Agora lendo nesta biografia, a trajetória da banda, algumas curiosidades e acontecimentos, entendi melhor esses detalhes que citei acima, e o porquê dos discos do Death não chegarem como chegavam os discos de outras bandas Death Metal nas lojas - pelo menos daqui de minha cidade, o que faz dessa biografia (não muito rica em detalhes é verdade) um  belo trabalho de pesquisa, sendo bem honesta ao que se propõe e resumindo a curta, entretanto marcante a história da vida e da carreira musical de Charles "Chuck" Michael Schuldiner; a história do Death e do próprio surgimento do Death Metal.

Autodidata, de personalidade forte e bastante inquieto, Chuck simplesmente criou o Death Metal, além de moldar toda uma cena. Fez de Tampa (Flórida) uma referência do Metal Extremo para todo o mundo e o lendário Morissound Studios como templo do Death Metal. Infelizmente Chuck viveu pouco, morreu aos 34 anos, mas neste curto período presenteou o mundo com o "eterno" Death, talvez a mais criativa e inspiradora banda de Death Metal de toda a história, lançando 7 álbuns de estúdio entre 1987 e 1998.

Era também Headbanger defensor fervoroso do Heavy Metal e fazia da vida real seu palco, ou seja, o personagem era ele mesmo; não tinha nenhum receio de expor suas convicções e não fazia "tipo" para chamar atenção e fama, na verdade ironizava esse tipo de "papel", ou seja Chuck era Chuck em tempo integral, no palco e na vida até sua morte.

Talvez justamente por sua sinceridade extrema não alcançou com o Death o status que merecesse por tudo que a banda representa e apresentou, que mesmo nos primórdios e sem muita grana conseguiu lançar clássicos eternos do Death Metal em todos os tempos.

O livro/biografia também fala um pouco do Control Denied, projeto Heavy Metal que Chuck conseguiu dar vida antes de sua morte, gravou dois álbuns e viu o primeiro ser lançado antes de partir, aliás ele mesmo não gostava quando se referiam ao Control Denied como "projeto paralelo", pra ele era uma banda com vida própria e que teria sua própria trajetória, infelizmente abreviada pelo infortúnio destino.

Assim como a maioria das mentes geniais, foi incompreendido em sua época, mesmo alcançando grande respeito e ter conseguido fazer do Death uma banda com uma legião de fãs em todo mundo ainda em vida.

Death by Metal ainda traz a discografia comentada do Death além de depoimentos de amigos, companheiros de banda e familiares. Mesmo sem nunca ter feito um show no Brasil o Death possui aqui uma legião de fãs, seguidores e bandas que assumem publicamente ter influência do Death em sua música, na verdade o Death se apresentou uma única vez na América do Sul, no Chile em 1998 quando estava promovendo seu último álbum "The Sound of Perseverance" 

O livro foi lançado aqui no Brasil pela Editora Estética Torta esse ano 2020 (neste momento encontra-se esgotado no site da editora), com uma produção muito bem feita, capa dura, impressão em papel de boa qualidade, algumas fotografias, cartazes e capas de demos e discos sendo uma justa homenagem a Chuck que realmente escreveu seu nome na História do Heavy Metal; ao Death, ao Control Denied e ao próprio Death Metal. 

"Deixe o Metal fluir / Apoiem a música, não os rumores!" (Chuck Schuldiner)





Ihells Productions 
(Alan Oliveira "Defunctus") 
Instagram: @ihellsproductions
Facebook: /ihellsproducoes
WhatsApp: (73) 9 9109 2535