Slayer Final World Tour - 2019
Espaço das Américas (02 de Outubro de 2019)
Texto e Fotos por Lukas Elessar
Tour de despedidas viraram uma moda na última década. Mas também se tornou habitual essas “final tour” se dividirem em duas ou três partes, até que tudo continua como se nada tivesse acontecido.
Obviamente o faturamento de uma tour de despedida deve ser estratosférico, principalmente quando falamos de grandes dinossauros do Rock/Metal...
Dessa vez quem embarcou nessa possível viagem de despedida foi o Slayer. Vindo ao Brasil para a apresentação no Rock in Rio, obviamente deram aquele pulinho na capital paulista para sua “última” apresentação no estado.
Chegando ao espaço das Américas no dia do show, fiquei estupefato com a absurda fila que tomava mais de uma quadra da região. Estava acostumado a ver tais filas em shows de bandas como Helloween, Avantasia, mas não para uma banda de Thrash Metal. Obviamente a apresentação foi Sold out.
Tendo como banda de abertura o Claustrofobia, banda paulistana de Death e Thrash que iniciava ali a ”Cachorro Loko Tour”, e que entreteu muito bem os ansiosos MetalHeads que se amontoavam em frente ao palco. O pequeno set contava com seu novo single lançado no mês passado: "Vira Lata".

Entre uma canção e outra, o carismático Araya soltou um “E aê Porra!” no bom português com sotaque gringo!
Se a produtora Move Concerts estava confiante em seu ato de proibições que incluía “mosh pit”, naquela primeira música, tanto a produtora quanto a segurança contratada para o evento, fizeram de conta que não viam as várias e várias rodas que se formavam, uma após a outra, música após música.
Se houve um momento de descanso foi com “Gemini”, a única canção original do grupo que está presente no álbum de covers “Undisputed Attitude” (1996). Mas logo a quebradeira retorna com “Disciple”, deixando uma lembrança maravilhosa de cerca de 8 mil pessoas juntas gritando “God Hates Us All”.

Para mim, um dos melhores momentos do show foi ver a sequência de duas das minhas músicas favoritas da banda: “South of Heaven” e “Raining Blood”. Nesta última, as luzes vermelhas ambientaram toda sanguinolência presente na composição.
O clima já era de despedida quando veio a clássica "Black Magic" seguida de "Dead Skin Mask". Neste momento, quem já estava exausto, recuperou as energias para ver "Angel Of Death" encerrar o espetáculo da maior banda de Thrash Metal do mundo.
Por fim, após os agradecimentos, a maior parte da banda deixa o palco, sobrando apenas o Araya, que ficou por um momento observando a multidão emocionada. Era possível ver até mesmo pessoas chorando; Ele então levou as mãos ao peito e deixou o palco após dizer “Tchau”.
Se essa tour será realmente o adeus da banda, só o tempo dirá, mas se essa aposentadoria realmente se concretizar, foi uma despedida justa para uma banda com o enorme legado que o Slayer tem!
Slayer - Set List
1. Delusions of Saviour
2. Repentless
3.Evil has no Boundaries
4. World Painted Blood
5. Postmortem
6. Hate Worldwide
7. War Ensemble
8. Gemini
9. Disciple
10. Mandatory Suicide
11. Chemical Warfare
12. Payback
13.Temptation
14. Born of Fire
15. Seasons in the Abyss
16. Hell Awaits
17. South of Heaven
18. Raining Blood
19. Black Magic
20. Dead Skin Mask
21. Angel of Death
Claustrofobia - Set List
1. Swamp Loco
2. Bastardos do Brasil
3. Thrasher
4. Vira Lata
5. Pinu da Granada
6. Metal Maloka
7. Peste