Cinco meses após o lançamento de seu segundo full-length, o grupo paranaense de classic metal Hazy Hamlet começa a colher os frutos do capricho com seu trabalho...
O álbum "Full Throttle", lançado em novembro de 2013 pela Arthorium Records, tem arrancado elogios de inúmeros veículos de imprensa nacionais e internacionais e trazendo ao grupo convites significativos para entrevistas e eventos junto a bandas lendárias dos anos 70 e 80.
Em terras tupiniquins, a primeira resenha foi publicada pelo webzine Brasil Metal História: "Full Throttle é uma lição de metal bruto como conhecemos através da NWOBHM e por bandas como Omen, Judas Priest e Manowar" - cita Leandro Nogueira Coppi, que após elogiar a produção de Arthur Migotto, comemora - "Grande retorno do Hazy Hamlet. Guarde este nome!".
Já o pernambucano Valterlir Mendes, em artigo escrito para o webzine Recife Metal Law, destaca o retorno do grupo após uma longa pausa e ressalta: "É Heavy Metal até a última gota, ou melhor, até o último riff". Após descrever e elogiar a arte de capa, afirma que o disco "confirma de vez o Hazy Hamlet como um dos nomes mais importantes do Heavy Metal tradicional no país".
O álbum também foi avaliado por revistas. Para a tradicional Roadie Crew Magazine, Écio Souza Diniz comenta que "influências bem executadas da NWOBHM saltam aos ouvidos numa sucessão de riffs e passagens marcantes", enquanto Pedro Humangous, editor-chefe da revista Hell Divine, dispara: "O Hazy Hamlet representa muito bem o Metal feito no Brasil e mostra o que temos de melhor para o mundo". Sobre "Full Throttle", conclui: "É o tipo de álbum que vale a pena ouvir repetidas vezes e tê-lo em sua coleção!".

Ainda neste mesmo tom, podemos ler as palavras de Saint Savin para o webzine húngaro Kronos Mortus: "Este álbum me lembrou de toda empolgação e atmosfera que me trouxeram para o mundo do metal no início de tudo".
A resenha colhida mais recente também é europeia - Grécia, mais especificamente. Nela o redator Nick Parastatidis publica que "Full Throttle" é "um álbum que você ouve do início ao fim e quando termina você aperta o botão de play de novo e de novo". Após destacar que neste álbum são perceptíveis mais influências da NWOBHM ao lado das alemãs e afirmar que a produção o faz lembrar de discos como "Port Royal" e "See You in Hell", conclui categoricamente para o Behind the Veil Webzine: "Acredito que ao lado do novo material do Metal Inquisitor, Hazy Hamlet me ofereceu o melhor álbum de heavy metal deste ano".
Com tantos elogios, o grupo não tem se limitado a figurar apenas em resenhas. A repercussão levou o grupo a responder entrevistas para a estreante revista alemã Metal Gods Magazine, especializada em heavy metal old-school, e para a já tradicional revista Heavy Metal Pages, da Polônia, ambas bastante longas e esclarecedoras. O supracitado webzine grego Behind the Veil também não ficou para trás e publicou uma entrevista logo no início desta semana.
Além das matérias para a imprensa especializada, o bom momento do grupo reflete-se nos eventos, cada vez mais significativos. Em março o Hazy Hamlet se apresentou ao lado do lendário grupo britânico Raven, e foi surpreendido com uma excelente recepção pelos headbangers e pela imprensa local.
O show foi o primeiro do grupo na capital paranaense, Curitiba, e contou ainda com os grupos regionais de heavy metal Baltane e Devil Sin. Mais recentemente, no dia 04 de maio, o Hazy Hamlet realizou com exclusividade a abertura de um evento histórico em Londrina-PR, tocando com Grim Reaper, do Reino Unido, e Picture, da Holanda - duas lendas do metal oitentista e que são influências diretas para as composições da banda.
O disco "Full Throttle" encontra-se no momento nas mãos de outras dezenas de revistas impressas pelo mundo todo, aguardando por resenhas e convites para entrevistas. Com isto, o Hazy Hamlet espera colher ainda mais frutos de seu trabalho no segundo semestre de 2014.
Trailer "Full Throttle" - youtube.com
Hazy Hamlet Website - hazyhamlet.com