10 de junho de 2022

TRIBAL SCREAM (Death/Thrash Metal - Santos/SP)

Tribal Scream em Campinas/SP
Casa Rock - Campinas/SP - 03 de junho de 2022​
Texto e Fotos por Lukas Elessar 

Campinas, interior de São Paulo, teve uma noite diferenciada no dia 03/06, com a passagem de uma das mais promissoras bandas de metal extremo da nossa cena...


O Tribal Scream que conta com grandes nomes do metal nacional: o vocalista Vitor Rodrigues (Victorizer, ex-Torture Squad e Voodoopriest) e o guitarrista Maurício Nogueira (ex- Krisiun, In Hell, Torture Squad e Matanza). Grupo formado em 2020 juntamente com o baixista Vinnie Savastano, está em turnê divulgando seu full lenght “Sacred Legacy” lançado em dezembro de 2021 e fez em Campinas o seu primeiro show com o novo baterista Otávio Ranthum. 

O espaço, a Casa Rock não é um local muito grande, mas preparado o suficiente para uma boa noite de som pesado. A banda Zenitzche (Prog Metal de Campinas) foi convidada para a abertura do show, porém infelizmente não consegui ver a apresentação por conta do horário. 

​Após uma breve passagem de som, as linhas de baixos destruidoras de Savastanno deram início a "To Each His Own". A canção é simplesmente perfeita na abertura do disco, e se mostrou ainda mais marcante ao vivo. Guitarra e baixo a toda velocidade, bateria metralhando tudo e o poderoso vocal do Vitor, afirmando para todos que a nova formação estava completamente entrosada. 

Como na ordem do álbum, a veloz e pesada "Out of this Hell" foi a próxima canção, mostrando que Nogueira nunca perdeu a familiaridade com o bom e velho Death Metal.  

 Quebrando a sequência do novo disco, veio "I Am God", faixa pertencente ao EP “Tribal Scream” (2020), com uma levada um pouco mais cadenciada, mas com um refrão marcante e riffs poderosos. Tanto Vitor quanto Nogueira interagiam bastante com o público, pedindo para a galera se aproximar, fazer rodas de mosh, mas principalmente para agradecer a presença e apoio de todos presentes e envolvidos.​

E o set seguiu com "We Shall Remain", canção que com suas mudanças de ritmo, agressividade técnica e a artilharia de solos insanos, merecidamente virou um single da banda. 

Na sequência veio "Gruesome But Silence" (apelidada de G.B.S) que é em boa parte de sua totalidade um Doom Metal dos mais pesados. A arrastada e quase claustrofóbica canção deixou o vocalista expor toda sua técnica desde o início, com um longo urro obscuro e abafado que faria um religioso dormir assustado. Mais perto do fim a música se torna numa britadeira Death/Thrash que com certeza deixou alguns pescoços doloridos durante alguns dias. A transição entre os estilos é a cereja dessa música. 

​A apresentação seguiu com um momento nostalgia, tanto para a plateia, quanto para Vitor e Nogueira, que voltaram aos seus tempos com o Torture Squad, trazendo duas canções do aclamado Pandemonium, clássico do Death/Thrash nacional: "Horror and Torture" e "Towers on Fire". Mais um momento em que a banda quase implorou por uma roda de mosh, mas o público, talvez por timidez, cansaço ou idade (ou ambos), não interagiu muito e se concentrou apenas em bater cabeça diante da pancadaria que os músicos faziam com seus instrumentos. 

Destaque para os solos fritantes de Nogueira que esbanjava todo seu talento e bagagem e chegava a descer do pequeno palco para tocar junto da galera. 

​A banda voltou ao repertório do Tribal Scream com a faixa título do disco: "Sacred Legacy" que já inicia com uma virada de bateria com gostinho de pancadaria, e perfeitamente executada pelo batera Otávio Ranthum que provavelmente era uma das pessoas mais empolgadas no recinto; E nada mais justo, tendo em vista que ele estava tocando oficialmente com alguns de seus ídolos. 

"Solitude" com sua pegada total Stoner/Doom, arrastada e pesadíssima, criando aquele clima tenebroso na Casa Rock, que foi logo evaporado com a velocidade brutal de "Lords of a Dead World", som que mais uma vez explicitou o ótimo entrosamento da atual formação da banda. Três minutos de pura porrada e técnica! 

​Veio então "Pandemonium", clássico do Torture Squad que foi um dos grandes momentos do show, onde a empolgação dos presentes foi ao ápice. A casa Rock era só cabeças girando e quase chegou a rolar um mosh. 

O clima de festa continuou com "Party Rock", canção que faltava para fechar a execução do "Sacred Legacy" na íntegra. Esta, que pra mim é uma das melhores músicas do álbum, nos mostra da melhor maneira possível como seria o Vitor cantando um Hard/heavy em sua forma mais pura.  

​Tendo tocado o seu full lenght por completo, até cheguei a pensar que o show ia acabar por aí, mas a banda ainda apresentou mais duas músicas do seu EP homônimo: "Refuse It" e encerrando a noite com a própria Tribal Scream

​Foi uma ótima apresentação, num ambiente completamente intimista. Como se você fosse ver um show de metal no quintal de casa (Quase literalmente, já que o antigo nome da casa era “Quintal do Gordo”). Após o show, parei para conversar e tomar uma gelada com os membros da banda e foi possível ver a  alegria deles em voltarem a cair na estrada, assim como o otimismo, perfeitamente justificado, em relação ao lançamento do primeiro álbum da banda, que é realmente um excelente disco de estreia (E ainda deixei eles me devendo uma versão em Lp). 

​E assim foi a primeira apresentação da Tribal Scream Tour com a nova formação; 

Em um ambiente pequeno, mas agradável e com boa cerveja. Fico agora na expectativa dos próximos passos dessa promessa do metal extremo nacional, e quem sabe na próxima não role um wall of death? Rs 

Tribal Scream - Set List​

1. To Each His Own​

2. Out of This Hell​

3. I Am God​

4. We Shall Remain​

5. Gruesome But Silence​

6. Horror And Torture (Torture Squad cover)​

7. Towers on Fire (Torture Squad cover)​

8. Sacred Legacy​

9. Solitude​

10. Lords of a Dead World​

11. Pandemonium (Torture Squad cover)​

12. Party Rock​

13. Refuse It​

14. Tribal Scream​

Sigam o Tribal Scream em suas redes sociais: tribalscreamofficial.bandcamp.comfacebook.com/tribalscreamofficialinstagram.com/tribal_scream_officialtwitter.com/tribalscream

Nenhum comentário: