1 de abril de 2022

No Celebration: A Biografia Oficial do Paradise Lost (Editora Estética Torta/2021, 468 pgs.)

"Poderia ter sido melhor..."

Não, essa não é uma frase que resume "No Celebration", a biografia oficial da maior banda da história do Gothic Metal em todos os tempos: Paradise Lost...

Formado em 1988 no interior da Inglaterra, o Paradise Lost construiu sua sólida carreira entre clássicos e polêmicos discos ao longo de sua história, comprovando que além de personalidade a banda possui coragem que poucas possuem ao ousar trilhar novos caminhos com novas ideias musicais o que para muitos fãs é algo simplesmente imperdoável.

O livro é dividido em capítulos seguindo a cronologia dos lançamentos da banda (álbuns, vídeos, etc), com muitas informações e curiosidades extraídas de entrevistas profundas, relatos de fontes primárias e fotos nunca antes divulgadas, levando os leitores às profundezas de uma das bandas mais duradouras do Metal. 

Para quem é fã da banda (como este que escreve), essa biografia traz muitas informações sobre assuntos e fases que eu tinha muita curiosidade em saber como também entender algumas decisões que a banda tomou ao longo de sua história e ao longo desta história contada, entendemos também como o Paradise Lost resolveu mergulhar em influências que até afastaram a banda do Heavy Metal e como manteve sua formação estável até os dias atuais - o que é muito raro se olharmos a trajetória de outras bandas do mesmo porte ou da cena Metal por exemplo!!

Bom, eu quis escrever sobre esta obra sem dar muitos detalhes da mesma de forma proposital, porque se você também é fã da banda e/ou Doom MetalHead, esse livro é uma leitura mais que indicada - as 468 páginas passam voando pela riqueza de detalhes e excelente construção do texto!!! 

E se você não é fã e não se interessa pelo tema não precisa também saber os detalhes (rsrsrsrs), ah sim e a frase que usei no início do texto é algo que só após a leitura pra entender seu significado... boa jornada a todos!!!

Obs: a versão brasileira lançada pela Editoria Estética Torta ganhou edição de luxo, com capa dura e 468 páginas e acompanha um bookplate exclusivo, autografado a próprio punho por Nick Holmes e Greg Mackintosh que parece ainda possuir algumas unidades disponíveis no site da editora.

Nenhum comentário: