18 de março de 2022

LORDS OF CHAOS – “A Sangrenta História do Metal Satânico Underground” (Versão Brasileira da reedição de 2020 - 437pgs/Editora Estética Torta)

Sinceramente falando, cheguei pensar duas vezes antes de fazer o review deste magnífico livro, pois certas coisas requer dedicação à altura da obra em questão; e como ando sem tempo pra muita coisa, hesitei fazer uma review “meia boca”... Mas vamos lá, pois isso tem que ser feito, antes que algum idiota poser leitor de whiplash venha tentar estragar esse que posso afirmar com todas as convicções, que foi um dos melhores livros que já li na vida... Sem dúvidas! 

Nem falo só como Metalhead, mas como alguém que se interessa em estudos do comportamento humano. São 437 páginas de pura pesquisa intensa, afinal de contas, ele foi originalmente escrito em 1998 (e desde 1994) levando 4 anos para se concluir. 

Como podem ver, um trabalho de anos (foi disso que falei acima, tempo, dedicação), livro em capa dura, as folhas lembram um pouco papel jornal, pra dar aquele ar de matéria jornalística criminal sensacionalista, como as que inundavam a Noruega e Escandinávia nos anos 90. 

Muitas fotos, fontes, gravuras, imagens de jornais, revistas boletins policiais, entrevistas com os envolvidos, sejam eles vítimas sobreviventes direta ou indiretamente de tais atos, aos criminosos, passando até mesmo por relatos de algumas famílias de ambos os lados, relatórios psiquiátricos, a própria imprensa em si. 

Caso você tenha gostado do filme, vai preferir ainda mais o livro, pois ele tem outra abordagem muito mais profunda. Repito, não é só um livro sobre Metal, não tem aquele ar bastante parcial de um fanzine, mas também não foi escrito por leigos que desconhecem o terreno ou que não tiveram nenhum empirismo direto ou indiretamente, como o próprio Didrik Soderlind, que é norueguês. 

E se você não gostou do filme, leia sem qualquer receio, pois a pegada não é apenas entretenimento cinematográfico, e mais outra vez repito, é um estudo complexo do comportamento humano, um ensaio sobre a natureza da violência. 

Em diversos momentos o livro “Senhor das Moscas” me vinha à mente, pois as origens da violência entre jovens podem estar intimamente ligada a natureza do próprio ser humano (embora alguns “pôneis” e “unicórnios” discordem)... 

O que acontece quando jovens de um país desenvolvido (na região da Escandinávia, pra ser mais preciso), todos com ótima qualidade de vida, em circunstancias totalmente normais em plenos anos 90 (enquanto isso regiões da África e da antiga Iugoslávia estavam imersas numa sangrenta guerra civil, com violência, escravidão, fome, genocídio e campos de concentração em pleno século XX), mergulham num mundo obscuro e encontram sua própria “ilha” que Golding propôs em “O Senhor das Moscas”? 

Eu recomendaria esse livro não só para qualquer apreciador de som extremo (goste ele ou não de Black Metal norueguês), aliás talvez esses sejam os últimos que eu indicaria esse livro, já que não é raro encontrar nesse meio, gente acéfala, frustrada e alienada. 

Mas acho que jornalistas, psicólogos, sociólogos, antropólogos, filósofos e por que não também incluir educadores, criminalistas, etc. deveriam ler esse livro? "Lords of Chaos" é “O Senhor das Moscas” da vida real!!!! (rsrsrsrs).

Nenhum comentário: