9 de junho de 2021

LEGACY OF THE DEAD “Necromancy” (Pictures From Hell Distro/2021)

Mais um lançamento independente (na verdade, em parceria com a Pictures from Hell Distro) e de uma banda daqui da Bahia (Irecê); é resistência ou não é? Isso sim é submundo porra, fazer a coisa acontecer (e fazer bem feito) contra todas as possibilidades!! 

Eu já sacava a banda e ela havia me surpreendido bastante, não pelas questões “mais óbvias” ? (para alguns, tipo localização ou recursos...) pois se tem uma coisa que nós baianos sabemos fazer é Metal, mas sempre foi algo mais voltado pra som extremo mesmo, e tipo, quando se fala numa banda da vibe do Legacy of the Dead (embora o estado tenha gerado outras bandas competentes como Erasy ou Human, fora desse seguimento mais extremo), você encontrará nessa banda um pouco do Candlemass (algo entre um Doom “mais limpo” e um Heavy Metal); e como não gosto de Candlemass, mas gostei do Legacy, foi de fato isso que me surpreendeu. 

Então o som dos caras é nessa pegada, um Doom mais lapidado, não aquele som mais puxado pro Doom mais extremo tipo a velha The Cross (aqui da BA) fazia, mas algo que beira influências que vão do Candlemass ao Black Sabbath, digo Sabbath mais no instrumental, pois o vocal do Tom Necromancer ti fará lembrar bastante do Messiahs Marcolin (os outros integrantes da Legacy são: Bruno Freitas na bateria, Fabrício Souza – Guitar e Julius Teixeira no baixo).

Mas com certeza alguns solos logo irão ti remeter a discos como “Nightfall” ou aquela velha música “You are bewitched”... do Candlemass. O EP possui 3 songs, “Evil Lord” foi o que soou mais interessante pra mim, “Necronomicon”, a faixa título do EP e “Walk Through Metal” são as outras.

O Lado negativo (no mal sentido) vai pra a arte do material; a capa, contra-capa e ilustrações ficou muito aquela coisa de “jogo de RPG” (nada contra hehe) e aquele “demônio” no verso, na contra capa, mais parece um cosplay do bumba meu boi... 

Sugiro que usem artes mais obscuras, como as do próprio HP Lovecraft, tão bem abordado nas letras da banda, que soam bem interessantes, embora muitos digam que falar de temas relacionados ao Necronomicon já esteja algo batido, mas sempre será algo sombrio e não se vê bandas aqui na BA falando muito disso.

Confesso que ainda gostei mais do primeiro EP dos caras, acho que eles deviam continuar naquela pegada (digo, uns solos mais marcantes como na música “Sapaceship of Doom”) e quem sabe enveredar pra lados mais sombrios do Doom Metal tipo The Funeral Orchestra (Suécia), o próprio The Cross ou Paradise Lost antigo heheh ou mesmo outras influencias tipo Equinox ov the Gods que mesclam Heavy e Doom e influência também dos mestres Black Widow, Coven e Death SS? Verdadeiros mensageiros das trevas hehe, fica a dica rsrsr.

Antes de mais nada, dedico esse review ao brother Cézar Dorsal, um dos idealizadores desse zine (Thundergod) que começou como impresso; seria mais foda se ele fizesse essa resenha, pois esse era o tipo de som que era a cara dele. Mas quem sabe ele não se empolga pra outros reviews? hehe...

metal-archives.com/Legacy_of_the_Dead

Nenhum comentário: