29 de novembro de 2019

PENTACLE “Spectre Of The Eight Ropes” (Iron Pegasus Recs/2019)

Os arcaicos anciões arautos da morte retornam do Hades trazendo de lá uma apocalíptica profécia abominável de desprezo pela humanidade, em forma do mais puro e primitivo Death Metal!! Valeu cada centavo desse vinil, melhor que isso só gastando com esbórnia ou numa viagem sem volta com o barqueiro...


9 sons, difícil destacar alguma, mas “The Fury of Retribution” figura entre uma das minhas prediletas; os vocais do Wannes não enfraquecem com o passar do tempo, está é mais devastador!! 

Os riffs continuam marcantes, “Bound by death’s Rope” tá ae pra confirmar o que tô dizendo, já “(Emerging from) A Sea Ablaze” uma volta aos primórdios das demos quando o Pentacle ainda não tinha aderido a uns riffs mais deathrash, e sim quando soavam mais death/doom mesmo como “Winds of the Fall”, pois ela me faz sutilmente lembrar do magnífico som “Deepness of the Dephts”, aaarrghhh!!! Só ti garanto que as cordas do suicídio irão dançar como serpentes enfeitiçadas.

A produção audio-visual desse disco está a altura da banda, como já falei do som, ti digo que a parte gráfica ficou matadora, a capa dá vez a muitas interpretações, mas o meu ponto de vista é que ela um retrato da guerra e de todas as tragédias que cercam esse mundo e a raça humana, visões obscuras do “espectro das oito cordas”, em outras palavras, a própria morte capaz de assumir a forma que bem desejar.

E pra fechar com a última pá de areia, um cover do grandioso Necrophobic (“Forbidden Pleasure”). Uma coisa é certa, de uns tempos pra cá tem aparecido um monte de gente “fazendo death metal”, modas vem e vão, bandas surgem e acabam, mas aqueles que já estão nessa desde tempos arcaicos independente de tendências ou dificuldades, gente cujo submundo é uma opção e não uma necessidade, merecem no mínimo o respeito de ter, por parte de nós metalheads brasileiros, a atitude de trazer esses caras para tocar aqui no país algum dia...