15 de outubro de 2018

SHAMAN REUNION (São Paulo/SP, 22 de Setembro de 2018)

SHAMAN REUNION

AUDIO/SP, 22 de Setembro de 2018

Texto e Fotos por Lukas Elessar

Formado em 2000, o Shaman já nasceu como um grande destaque e promessa da cena do Metal nacional. 

Apesar do fato de 3 de seus integrantes serem ex-membros do Angra, esse não foi o real motivo de sua ascensão meteórica, mas sim a qualidade sonora de seu primeiro disco "Ritual" (2002); 




Uma verdadeira amálgama de Heavy Metal, música clássica e World Music.

Eu mesmo era um garoto de pouco mais de 16 anos quando tive o privilégio de assistir a banda ao vivo em 2006 na tour de divulgação de seu segundo álbum "Reason" (2005).

Surpresa e tristeza foi que pouco meses após esse show, o “Dream Team” formado por André Matos, Ricardo Confessori, Luis Mariutti e seu irmão Hugo Mariutti veio a se separar. 

Desde então muitos tinham esperança do retorno da formação original dá banda; E com as inovações das redes sociais, comunidades focadas na banda mantinham sempre a hashtag #voltashaman em evidência. 

Então 12 anos se passaram até que o sonho se tornasse realidade quando em junho de 2018, integrantes da banda junto com a Live Pass anunciaram um show comemorativo com a formação original tocando seus 2 discos na integra. 

A euforia dos fãs foi tanta, que em poucos dias a venda de ingressos já estava esgotada, levando a banda a abrir uma segunda data e posteriormente, os Shows comemorativos se tornaram uma pequena tour por várias cidades do Brasil.

O primeiro show ocorreu no dia 22/09/18 no Audio Club em São Paulo. 

As portas da casa estavam programadas para abrirem as 19, mas quando cheguei lá, por volta das 17, a fila já estava enorme para todos os setores. A casa, completamente cheia, transbordava expectativas e as 21hs se abriam as cortinas e um enorme telão apresentava um vídeo com cenas da banda na época de seu auge, que passavam uma mensagem: 

“O futuro do Shaman é agora!” Então após a intro, Confessori dava início a "Turn Way". Estávamos na primeira música e já era possível ver algumas pessoas em lágrimas de alegria. 

André Matos, exibindo já alguns de seus cabelos brancos, mostrou à todos o porquê ainda é considerado um dos melhores vocalistas nacionais e deu um show de performance.

Como começaram pelo segundo disco, a próxima foi a canção que lhe dá nome: "Reason" e depois com "More" (cover do The Sisters of Mercy). Os gritos da plateia eram ensurdecedores sempre que começava uma nova canção, porém quando André foi ao piano e começou a tocar as notas de "Innocence" chegou a ser emocionante; 

O público cantou a bela balada junto com o vocalista do começo ao fim. 

Seria mentira dizer que a plateia cantou até ficar sem voz, pois em "Scarred Forever" lá estava novamente o vasto coro entusiasmado se esforçando para acompanhar até nas notas mais altas.

Na sequência vieram as atmosféricas "In the Night" e "Rough Stone" com destaque para a performance de Fábio Ribeiro (tecladista convidado para a tour) e Hugo Mariutti que impressionava a todos com suas guitarras rápidas e pesadas. 

O show seguiu com "Iron Soul", "Trail of Tears" e finalmente "Born to Be" fecharam com primor o primeiro ato do show.

Para alguns o "Reason" é o melhor disco da banda (até mesmo para alguns de seus membros), mas para a maioria, o "Ritual" é um clássico absoluto! E após um breve intervalo com outro vídeo de bastidores da banda, foi de arrepiar ouvir a intro "Ancient Winds" que majestosamente abre o disco de 2002. 

Assim que Confessori iniciou "Here I Am" o Audio Club parecia que iria desabar; E toda energia e cabeças girando se mantiveram em "Distant Thunder". 

Seguindo com o "Ritual", estava na hora de "For Tomorrow". Hugo começou com seu violão e André tocando sua icônica flauta pam, começaram a introdução da próxima canção. Ovacionados, André deixa claro: 

“Valeu ter ensaiado” e “Essa música é um hino para muitas pessoas”. Um fato, principalmente para mim que a considero não só uma das melhores canções do Shaman, como da carreira do André Matos.

O espetáculo continuou com André pedindo permissão para prosseguir com "Time Will Come" e  "Over Your Head". Os músicos estavam todos entrosados - interagiam sempre que possível entre si. 

A balada “televisiva” que levou a banda a ser conhecida até mesmo fora da cena metal, "Fairy Tale", foi, querendo ou não, um destaque da noite. Fazendo toda a casa cantar em coro de forma tão organizada que impressionou até o maestro André Matos. 

Memorável! "Blind Spell" e  "Ritual" mantiveram o padrão do show. Se no primeiro ato a plateia tentava cantar as músicas do "Reason", no "Ritual", André teve que dividir os vocais com a plateia (que parecia conhecer cada virgula das canções) do começo ao fim.

André arrumou um tempo para apresentar os integrantes da banda. E foi hilário quando ao apresentar o Luis Mariutti, o público começou a gritar “Jesus Jesus Jesus”. André continuou agradecendo pela presença de todos na primeira data da reunião e durante seu discurso, foi interrompido por um coro uníssono que clamava “Volta! Volta! Volta!”; Sem palavras, a resposta do lendário vocalista foi “Quem sabe!?” e “O futuro é agora”.

O fim estava próximo mas ainda restava a expectativa de quem cantaria "Pride" junto com o André (e o público). O vocalista lamenta que o Tobias Sammett (Avantasia e Edguy) não pode comparecer. 

No lugar dele compareceu o músico e humorista Bruno Sutter que devo dizer, mandou bem na veloz e eletrizante canção que encerra o "Ritual".

Foram pouco mais de 2 horas de espetáculo. Pouco para os anos de esperança e meses de expectativa. Porém foi uma noite histórica. 

Tanto para os fãs da banda e seus integrantes, quanto para o metal nacional que agora ganhou a possibilidade de um retorno definitivo de uma das bandas mais importantes que o país já teve. 

Que os apelos e carinho dos fãs transformem em duradoura essa boa energia que os músicos estão recebendo e que possamos no futuro, ir em um show de lançamento de um possível disco novo; Como disse o André: “Quem sabe!?” 


Set List:

Primeiro ato: "Reason", "Intro + TurnAway", "Reason", "More" (The Sisters of Mercy cover), "Innocence", "Scarred Forever", "In the Night", "Rough Stone", "Iron Soul", "Trail of Tears" e "Born to Be"; 

Segundo ato: "Ritual", "Ancient Winds", "Here I Am", "Distant Thunder", "For Tomorrow", "Time Will Come", "Over Your Head", "Fairy Tale", "Blind Spell", "Ritual" e "Pride" (with Bruno Sutter).