14 de maio de 2018

SAXON E ARMORED DAWN (São Paulo/SP, 03 de Maio de 2018)

Saxon - Thunderbolt Tour Part II - 2018

Tropical Butantã/SP - 03 de Maio de 2018

Texto e Fotos por Lukas Elessar

Em turnê para divulgação de seu 22º disco de estúdio, os incansáveis ingleses fizeram uma única apresentação na América do Sul, na cidade de São Paulo.


Com a abertura da banda paulistana Armored Dawn se iniciando pontualmente as 20h, já era quase um sacrifício se mexer numa casa completamente lotada; Sim, mesmo a apresentação sendo numa quinta-feira, nada impediu os headbangers de todas as idades conferirem a lenda do NWOBHM ao vivo...




Pouco antes das 21:30, as luzes se apagaram ao som da intro; E recebidos pelos gritos eufóricos da plateia, o Saxon sobe ao palco com a matadora faixa que dá nome ao seu mais recente trabalho: "Thunderbolt".

As pesadas guitarras de Paul Quinn e Doug Scarratt preencheram o local de forma avassalador ao lado dos marcantes vocais de Peter "Biff" Byford. E sem descanso, "Sacrifice" e "Nosferatu" (The Vampire Waltz) vieram mostrar que os velhinhos não precisam de suas canções dos anos 80 para fazer toda a plateia cantar! Mas para aqueles mais saudosistas que não acompanharam os ótimos trabalhos da banda lançados nos últimos 5 anos, logo fomos levados aos anos 80 com "Motorcycle Man" e "Strong Armof the Law".

Na sequência, "BatteringRam" foi cantada praticamente na integra pela plateia alucinada; Sem pausa para respirar, as cordas de Paul Quinn puxaram "Power and the Glory", onde foi possível ouvir uma casa lotada, com punhos em riste louvando o Poder e a Glória.

De volta ao disco novo, "Sniper" e "The Secret of Flight" foram executadas de forma ponderosa. Destaque para o baixista Nibbs Carter, que tocava e bangueava freneticamente como um adolescente em um show de sua banda favorita!

Após a oitentista "Dallas 1pm", Biff comenta o cansativo trabalho logístico que foi feito para que esse show único em São Paulo acorresse e as 8h da manhã seguinte já embarcariam para o próximo show na Cidade do México; O vocalista ainda brincou: “vamos embora amanhã as 8hs, enquanto muitos de vocês ainda vão estar dormindo.”, talvez esquecendo que estávamos em plena quinta-feira, e nos lembrando que uma sexta-feira de trabalho estava esperando pela maioria, mas é isso ai: Tudo pelo Metal! Não seria um dia trabalhando como um zumbi que faria nós, MetalHeads, perder um bom show!

Biff apresenta qual seria a próximacanção com a deixa: “Essas são duas palavras que vocês não devem esquecer na vida”, e então Doug Scarratt começa os acordes da clássica "Never Surrender" do "Denim and Leather" (1981). São Paulo ainda foi presenteada com "Ride Like the Wind" (cover de Christopher Cross) e "Broken Heroes", duas músicas que estavam fora do set list.

Em mais um diálogo com a plateia, Biff comenta que o "Thunderbolt" é o disco de maior sucesso da banda desde o "Crusader" (1984) e ressalta que precisamos ouvir de qualquer jeito: "Vocês tem que tê-lo na sua coleção. Faça o que tiver que fazer. Compre-o, roube-o, baixe-o..."

Em homenagem ao lendário Lemmy, veio "They Played Rock and Roll"; A veloz canção que tem uma pegada totalmente Motorhead foi amplamente ovacionada pela plateia, onde era possível ouvir uma mistura de gritos tanto em nome do Saxon quanto pelo nome do saudoso Lemmy. 

A "festa" seguiu com "And the Bands Played On", "747" (Strangers in The Night) e a nova "Sons of Odin". Mas foi com o hino "Crusader" que a banda fez todo o Tropical Butantã levar seus punhos ao ar. Este era um dos momentos mais esperados da noite (princialmente por mim) e a épica canção foi cantada juntamente com a plateia emocionada.



Por fim, após a icônica "Princess of the Night", que arrancou lágrimas dos tiozões, vovôs e jovens presentes, a banda deixou o palco! Por um momento bateu até aquela tristeza que realmente o show tinha acabado, mas logo a banda retorna para o bis. Biff diz que estava planejando voltar com um som mais lento, mas que devíamos relaxar e encher nossas cabeças com "Heavy Metal Thunder".



Seguindo sem pausa com "Wheels of Steel", onde durante a canção, Byford saca seu celular e começa a fazer uma postagem ao vivo com a plateia e depois nos pede para “cantar alto como nos velhos tempos; Como nos anos oitenta” Obviamente toda a casa deu o seu melhor, acompanhado pelo enérgico baterista Nigel Glockler.


Por fim, Biff pegou o colete Jeans de um dos fãs mais próximos do palco e vestido com ela chamou a última canção da noite: "Denin and Leather". Imagino a alegria desse fã que teve seu colete usado como figurino do show e depois assinado pelo grande vocalista Biff Byford - apesar da zoeira que deve ouvir dos amigos que viram o Biff também zoando, limpando o suor do rosto e depois “passando o colete no saco” antes de devolver. Foi no mínimo hilário.



E assim, com uma plateia completamente agradecida pelo espetáculo, gritando o famoso “Olê Olé Olê” brasileiro, o Saxon deixou o palco após uma apresentação memorável e não menos do que impecável.
Fica a expectativa de um retorno dos lendários saxões e dessa vez com mais datas pelo país.



SET LIST 

ARMORED DAWN 
Intro 
Bloodstone
Chance to Live Again
Eyes Behind The Crow
Men of Odin
Survivor
Sail Away
Gods of Metal
Barbarians in Black
Bewareof the Dragon


SAXON 
Intro 
Thunderbolt
Sacrifice
Nosferatu (The Vampire Waltz)
Motorcycle Man
Strong Armof the Law
Battering Ram
Power and the Glory
Sniper
The Secret of Flight
Dallas 1 PM
Never Surrender
Ride Like the Wind
Broken Heroes
They Played Rock and Roll
And the Bands Played On
747 (Strangers in The Night)
Sons of Odin
Crusader
Princess of the Night

Encore
Heavy Metal Thunder 
Wheels of Steel
Denin and Leather