10 de julho de 2017

SECRET METAL SESSION - Martin Walkyier + Tuatha de Danann (São Paulo/SP, 01/07/2017)

Dissenso Lounge, São Paulo -SP 01/07

Texto por Lukas Elessar / Fotos por Ana Cristina



Caro leitor, lhe faço uma pergunta: Você já subiu em um elevador para assistir a um show?



Esta pergunta estava rabiscada em um cartaz colado frente ao elevador que utilizei para chegar até o local onde aconteceu o Secret Metal Session. Um projeto realmente novo na cena metal, que tem uma proposta completamente intimista, com quantidade de ingressos limitados; Divulgado apenas de 72h a 24h antes do evento, e que se realiza em locais completamente alternativos e inusitados.

Lukas Elessar & Martin Walkyier
Foto: Ana Cristina Cabral
E tive o prazer de comparecer nesta primeira edição que aconteceu no espaço Dissenso Lounge (um estúdio em um apartamento),  para ver as apresentações de ninguém menos que o lendário Martin Walkyier (ex-Sabbat e ex-Skyclad) tendo como apoio o Tuatha de Danann; Um dos pioneiros do Folk Metal juntamente com a vanguarda nacional do estilo. 

Nesta apresentação, Martin tocaria  um set dedicado quase que exclusivamente  à canções do Skyclad, revivendo momentos marcantes de sua trajetória na banda.

Martin WalkyierFoto: Ana Cristina Cabral
Após uma breve espera no ambiente, que preciso descrever como muito agradável, os músicos se reuniram e as dezenas de pessoas presentes se organizaram próximo ao palco.

Abrindo com a devastadora "Building a Ruin", do clássico album "The Answer Machine?" (97), logo ficou notoriamente claro que o cachaceiro inglês ainda tinha o poder na voz. Após um  diálogo extrovertido com a plateia, fomos apresentados à  guitarrista  Jacqui Taylor que colabora no projeto The Clan Destined com Walkyier. E foi do único album desse projeto que veio a próxima música: "T.C Lethbridge", cover do The Sons of TC Lethbridge.

Martin WalkyierFoto: Ana Cristina Cabral
Voltando ao Skyclad, revisitamos o segundo disco da banda "A Burnt Offering for the Bone Idol" (92) com "Spinning Jenny" que levou o público ao delírio no embalo de seu violino marcante, conduzido pelo músico convidado Rik Dias. Walkyier parou um momento para expressar que estava ansioso para tomar uma cachaça com os presentes além de direcionar agradecimentos ao Bruno Maia e o Tuatha, e também enaltecer o Festival Roça'n Roll ao qual participou da 19° edição que aconteceu no mês de junho.

Martin Walkyier
Foto: Ana Cristina Cabral
Com a deixa de que o clima de nosso inverno é como o verão britânico, "Think Back and Lie of England" do místico "Folkemon" (2000),  arrebatou o público com seu ritmo acelerado. Com direito a um "FORA TEMER" e "FORA TRUMP", "Thinking Allowed", canção que abre o "Jonah's Ark" (93) veio bombardeando a plateia que bangueava energicamente.

Visivelmente emocionado, Walkyier  fez mais um  discurso politizado, expressando que favelas não deveriam existir, então nada mais justo que a próxima canção ser  "Inequality Street", faixa do "Irrational Anthems" (96 ) que trata sobre desigualdade. 

Tuatha de Dannan
Foto: Ana Cristina Cabral
E desse mesmo disco veio a próxima canção, pois fomos avisados que estava na hora de dançar: "Penny Dreadful" era puxada no violino e de fato agitou ainda mais o ânimo de toda a plateia. De fato uma das melhores apresentações da noite; Pra onde se olhasse, se via o sorriso dos presentes.

"Emerald", cover que o Skyclad fez do Thin lizzy  veio na sequência. Diga-se de passagem que é um dos raros casos onde o cover chega a ser melhor que o original e preciso também ressaltar que esse cachaceiro ainda canta muito.

A saidera do Martin foi com nada menos que "Rhymes Against Humanity", que é para mim uma das melhores faixas do último disco do Tuatha, "Dawn of a New Sun" (2015), canção essa em que ele não só fez uma participação especial na gravação, como também a letra é de sua autoria. E se essa canção já é sensacional no CD, ver o Tuatha a apresentando ao vivo com o Martin Walkyier foi para mim, que sou fã da banda a quase duas décadas; um momento realmente mágico.

Jacqui Taylor
Foto: Ana Cristina Cabral
E se eu estava emocionado, imagina então os músicos do Tuatha, que foram fortemente inspirados no Walkyer e no som do Skyclad para a formação do grupo.  Como disse o Giovani Gomes: "É como uma banda cover do Iron Maiden tocando com o Bruce Dickinson...só que melhor!"

Mas a noite ainda não havia acabado, e o Tuatha continuou a festa tocando "Tan Pinga Ra Tã" e "The Dance of the Little Ones", do grande sucesso "Tingaralatingadun" (2001).

Seguindo com "Tir Nan Og (Land of Youth)" e se despedindo com a emocionante "The Last Words", clássico que integra o "William Shakespeare s Hamlet" (2002), um dos mais ambiciosos projeto de Heavy Metal já feito no Brasil.
Tuatha de Dannan
Foto: Ana Cristina Cabral

Após o show, Walkyier recebeu todos  para fotos e autógrafos, enquanto os outros músicos ficaram pelo local bebendo e batendo um papo com a galera.

Foi sensacional. Tomei uma cerveja gelada com o chachaceiro britânico em um show que mais parecia um "churrasco com os amigos" de tão agradável e receptivo que era o ambiente. E assim espero que essa proposta se mantenha e que o Secret Metal Session perpetue  e nos presenteie com novas edições ainda mais fantásticas.

Set-list

Martin Walkyier:
"Building a Ruin", "T.C Lethbridge", "Spinning Jenny", "Think Back and Lie of England", "Thinking Allowed", "Inequality Street", "Penny Dreadful", "Emerald" e "Rhymes Against Humanity"

Tuatha de Danann: 
"Tan Pinga Ra Tan", "The Dance of the Little Ones", "Land of Youth" e "The Last Words".