14 de março de 2017

WITCHKROSS "Stronger Than Holiness" (Independente/2013)

Não precisa ler o "release" do Witchkross pra saber que a proposta é segurar a bandeira do Heavy Metal Tradicional 80 com fortes influências de Power e Speed Metal: o visual entrega...


Então colocando o debut-álbum "Stronger Than Holiness" em seu play, folheando o material gráfico, sacando as letras e ouvindo som é exatamente o que ouvimos. Saudosismo e nostalgia sim, entretanto nem sempre esse proposta soa oportunista ou clichê de forma negativa porque no caso da banda mineira em questão é muito ducaralho o som apresentado!!!

"Stronger Than Holiness" começa com "Extracting Confessions", que após uma breve intro, mostra que a essência Heavy Metal NWOBHM nunca soará esquecida ou ultrapassada. Passagens cadenciadas, riffs cavalgados com arranjos vocais perfeitamente dosados em passagens altas e médias (claro que os agudos estão presentes, porém oportunamente nos momentos certos) são as características marcantes e fudidas deste play.


Na sequência um cover para "Walpurgis Night" da lenda obscura alemã Stormwitch e mais canções que além de não nos deixar imaginar que esse tipo de som ficou no passado ou só é possível ser feito por bandas da época que mantém essa essência como mantén a qualidade foda do disco: "Sorcerer of the Snakes", "Exciter of Nuns", "Maverick" (iniciada pelo ronco incofundível do seu lendário motor) e por fim "Spit at Betrayers".

Ok, o Wtichkross é clichê sim mas e daí? O importante é que o som é foda e pelo feeling das faixas tudo indica que são compostas com muita verdade!!!!

Após este play o quarteto mineiro formado atualmente por 
Isagom (voz), Luciano Fuckin'Hell (Guitarra), R. Panized (Baixo) e Samael (Bateria) lançaram (recentemente) o ep "Evil & Wild" (2016) completando a discografia com a demo de 2011 "Sabbats Days".



Obs: este material chegou em minhas mãos graças aos esforços do selo underground Peso Diabólico Discos!!!