25 de março de 2017

THE CROSS "The Cross" (Eternal Hatred Recs - The Fall Recs/2017)

The Cross, pioneira banda Doom Metal no Brasil, iniciou sua melancólica e arrastada história em 1990. 

Em 1992 lançou uma demo ensaio e no ano seguinte a lendária demo "The Fall" que foi distribuída em diversas partes do mundo sendo até hoje considerada um dos materiais mais cultuados dentre os amantes do Doom Metal em todo o mundo!!!


Após se apresentar em diversas cidades de vários estados do Brasil ("apenas" com essas duas demos na bagagem) o The Cross mergulhou num longo sono. Ensaiou uma volta em 2006/2007 mas o retorno a ativa aconteceu mesmo em 2014. Em 2015 o The Cross lançou o ep "Flames Through Priests" com duas canções inéditas "Cursed Priest" e "Sweet Tragedy" e como bônus a lendária demo "The Fall" (1992) remasterizada - O Martelo da Dor estava de fato de volta a ativa!!!!!

Nesse ano corrente de 2017, prestes a completar 30 anos de formação, o The Cross finalmente lançou talvez o debut-álbum mais aguardado do Heavy Metal Underground brasileiro, o disco, intitulado simplesmente "The Cross" é composto por oito sons inéditos: "Cold is the Night Beyond Death", "The Last Nail In the Coffin", "The Skull & The Cross", "The Last Prayer", "Resquiat In Pace", "Garden of Silence", "House of Suffering" e "Poe's Silence".

"The Cross" é um álbum genuinamente Doom Metal, com toda atmosfera lenta, carregada e soturna que somente esta vertente do Heavy Metal possui, por isso muitos a consideram a mais maldita dentre as vertentes!!! O fato é que quem conhece o The Cross e acompanha mais de perto sua trajetória pôde testemunhar como esse álbum foi concebido, sua criação, gravação, produção e lançamento, com diversos acontecimentos que de fato carregaram com ainda mais "feeling" todo o processo e que em breve serão detalhadamente contados numa entrevista neste mesmo veículo.

Por hora é só colocar o disco, diminuir as luzes, concentrar-se ao lado de um bom vinho e permitir que as melodias arrastadas ti convidem a visitar os mais secretos ambientes que preservam intimamente suas emoções. Na verdade palavras são praticamente insuficientes para descrever a "mensagem" passada por esse álbum.

Mais informações sobre o The Cross, acesse: facebook.com/TheCrossDoom