3 de dezembro de 2016

BLACK SABBBATH "THE END TOUR" (Rio de Janeiro/RJ, 02/12/16)

O Monstro Sagrado da Música Pesada anunciou seu fim nos palcos!!!! A maior banda de Heavy Metal da história do Heavy Metal está fazendo sua última viagem pelo mundo para encerrar sua gloriosa carreira de quase meio século de emocionantes histórias, canções emblemáticas e discos míticos...

Primeiro eu gostaria de falar um pouco sobre essa reunião com a formação (quase) original que gerou um novo álbum e percorreu todo o mundo em 2013, emocionando fãs antigos que não viam essa formação com Tony Iommi, Geezer Butler e Ozzy Osbourne junta havia décadas ou pras gerações novas que nunca havia assistido um show com essa formação, na verdade muitos nem eram nascidos quando a formação clássica do Black Sabbath havia se separado!!!

Bom, a tournée do excelente  álbum "13" percorreu o mundo, em muitos países era a primeira vez que o Black Sabbath se apresentava com seus primeiros integrantes (na América Latina por exemplo) e isso foi como uma avalanche Heavy Metal lotando todas as arenas por onde passavam. No Brasil aconteceram 4 shows, sendo três marcados com muita antecedência (Porto Alegre/RS, São Paulo/SP, e Rio de Janeiro/RJ), e uma data "extra" marcada em cima da hora em Belo Horizonte/MG.

Copo personalizado:
Esgotaram em pouco tempo
Os fãs Sabáticos deliraram em todas as apresentações seguras com set-list de duas horas com canções dos anos 70, principalmente do álbum "Paranoid" e seus antecessores, e do álbum que estavam divulgando "13". Tive o prazer e a honra de estar presente no dia 11 de Outubro de 2013 (uma sexta-feira) no Campos de Marte em São Paulo/SP, então a segunda data da tournée, num espetáculo incrível e emocionante para mim e para as 70 mil almas presentes na ocasião.

Bem, os anos se passaram, e a banda resolveu fazer uma nova excursão pelo mundo para se despedir dos fãs, anunciaram a "The End Tour", criou-se uma expectativa enorme de que se entendessem para que dessa vez estivessem presentes os quatro senhores que criaram o Heavy Metal juntos, mas novamente por questões pessoais (e muito provavelmente financeiras) o baterista Bill Ward novamente não estava presente nessa última tournée do Black Sabbath, mas o Brasil estava na agenda e novamente quatro cidades foram anunciadas - desta vez todas de uma vez só: Porto Alegre/RS (28/11/16), Curitiba/PR (30/11/16), Rio de Janeiro/RJ (02/12/16) e São Paulo/SP (04/12/16).

Desta vez minha aventura foi na  capital fluminense Rio de Janeiro. Cheguei na cidade maravilhosa no mesmo dia do show, uma sexta-feira, coincidentemente o mesmo dia da semana que havia assistido o Sabbath em São Paulo três anos antes. Após me instalar num hotel próximo ao local do show, descansei um pouco fui até o local conferir este que seria o penúltimo show da tournée brasileira e consequentemente o penúltimo show do Black Sabbath no continente americano... (pelo menos até mudarem de ideia novamente). 

Palheta do mestre Iommi!
A banda de abertura dessa vez agradou a todo mundo que estava presente, eu só conferi o final do show da banda com uma pegada setentista Rival Sons porque estava na porta do show tentando resolver uma questão de última hora, acabei não só resolvendo essa questão como encontrando amigos do Imperador Belial (que me deu um grande presente) e do Velho que depois, dentro do show nos encontramos novamente. Mas voltando a falar do show de abertura, o que pude conferir foi uma banda muito segura e carismática, com músicas bem no clima da galera presente.

Mas ai poucos minutos depois do encerramento do seu show, com palco já pronto e as luzes apagadas eis que o telão começa a exibir um clip sinistro anunciando que o que há de mais terrível na música pesada e sombria ia começar mais uma pesada, arrastada e emocionante apresentação: A Apoteose realmente ficou toda com atenção voltada pro palco pra ver e ouvir a mais sinistra trilha sonora de terror da história do Heavy Metal: "Black Sabbath", e o Black Sabbath conseguiu, neste show, deixar essa canção ainda mais carregada, arrastada, sombria do que ela já é. Pronto, poderia acabar ali que estava de ótimo tamanho, mas os clássicos foram tocados um por um, algo pra deixar qualquer um com lágrimas correndo no rosto... Então vamos lá: "Fairies Wear Boots", "After Forever", "Into the Void", "Snowblind", uma pausa para "apresentação" da banda e "War Pigs", "Behind the Wall of Sleep", mais uma pausa para "N.I.B.", "Rat Salad" seguida pelo extenso solo de bateria de Tommy Clufetos, "Iron Man", "Dirty Women", "Children of the Grave" e pra finalizar "Paranoid"... As luzes foram apagadas bem lentamente com "Zeitgeist" no vídeo e muitos não conseguiam tirar os olhos do palco, eu era um destes. 

Foi difícil sair de frente do palco por longos 20 minutos, como foi difícil conter as lágrimas! Espero que não seja de fato a última tour do Sabbath apesar da idade avançada de todos eles, e torço muito para que ainda aconteça uma tournée com a formação original completa no palco, superando algum detalhe entre todos!!! Mas, mais uma vez, uma sexta-feira será inesquecível pra mim, nunca imaginei que assistiria a um show do Black Sabbath com a formação setentista tocando as canções dos anos setenta com uma energia incrivelmente preservada no tempo... e assistir duas vezes!!!!! Incrível, Mágico, Emocionante!!!!! O mundo nunca mais foi o mesmo depois do Black Sabbath!!!

E, foi muito legal também estar com grande amigos aqui da Bahia, galera das bandas Headhunter DC, Insaintification, Behavior, Malefactor, Inner Call, galera do Bahêa Heavy Metal e também com os amigos que conhecemos lá na hora, muito foda!!!! 

Assistam um vídeo postado pelo próprio Tony Iommi poucos minutos depois do show, que em suas próprias palavras: "Fantastic crowd tonight in Rio, thank you all for coming out - we had a blast!!"https://www.facebook.com/tonyiomm/videos/10154438624463381/