21 de novembro de 2015

PAUL STANLEY "Uma Vida Sem Máscaras" (Editora Belas Letras/2015, 525 pgs.)

"Uma Vida Sem Máscaras" relata a história de vida e de carreira de um dos ícones eternos da história do Rock´n´Roll em todos os tempos: guitarrista e vocalista e compositor da maior banda de Rock´n´Roll da história, o KISS...


Mas, o que hoje é gigante não começou assim, pelo contrário, no subúrbio de Nova York, em em 20 de Janeiro de 1952 nasceu Stanley Bert Eisen, em uma família de classe média operária.

Para tornar as coisas ainda mais difíceis, o pequeno Stanley nasceu com um problema de má formação em uma de suas orelhas o que além de causar traumas de infância e adolescência, timidez, isolamento social, o deixou sem audição nesse ouvido, tornando este sujeito um improvabilíssimo candidato e astro de uma banda de rock, mas, felizmente o sujeito da orelha deformada, encarou (aos trancos e barrancos em alguns momentos é verdade) tudo isso e se tornou uma das maiores estrelas da história da música pesada: Paul "StarChild" Stanley...

Bom, o meu interesse aqui não é revelar tudo que está nas mais de quinhentas e vinte páginas dessa biografia, o que é obvio que estragaria a leitura e poderia, com minhas palavras, desconstruir a expectativa do leitor, meu objetivo é dizer que se trata de um trabalho cuidadosamente bem elaborado, separado por capítulos que são divisores na vida de Stanley, Bert Eisen, Starchild e definitivamente (será??) Paul Stanley, como também nas aventuras do KISS, briga entre integrantes, esperteza de empresários, algo que dificilmente vamos encontrar uma banda que NÃO tenha, de forma sofrida, encarado isso em sua trajetória. 

Outro fator já conhecido mas que fica muito claro nesta biografia é o forte elo de ligação entre Paul e Gene na vida particular e profissional de ambos, não a toa que estes começaram e são os únicos que continuam até hoje a frente do KISS.

A escrita é bastante "leve", ao mesmo tempo que é séria também é despojada e extremamente cativante - como são os álbuns do KISS por sinal!!

A versão brasileira, lançada pela editora Belas Letras, foi muito bem produzida, traz a capa original, impressão em papel numa tonalidade que não cansa a leitura, o "capítulo" de fotos foi impresso em papel couché mais grosso e com alta resolução - apesar de que acho que caberiam mais fotos, mesmo entre um capítulo e outro ter mais registros fotográficos, enfim...

O KISS, que já possui história em quadrinhos, bonecos e uma variedade enorme de souvenires, além dos seus icônicos álbuns, ganha mais um artefato para a felicidade de sua enorme legião de fãs.

Em resumo pode-se afirmar que Paul Stanley "Uma Vida Sem Máscaras" é indicado para fãs e admiradores do KISS e do Rock´n´Roll em geral que aprecie uma boa e divertida leitura, revela sim muito do KISS e do próprio Rock´n´Roll como também da vida íntima de um dos maiores personagens da música pesada em todos os tempos.

"... certa vez, ouvi alguém dizer que nunca estamos mais sozinhos do que ao dormir com a pessoa errada" é verdade! (Paul Stanley)