19 de outubro de 2015

ANNO ZERO "The Next Level" (MS Metal Recs / 2014)

Próximo e completar uma década e meia de estrada a banda Anno Zero tem em sua biografia/discografia dois registros oficiais, sendo, inclusive, dois álbuns: "Another Pleasant Evening" (2004) e o relativamente recente "The Next Level" (2014)...


A vertente escolhida pelo Anno Zero para trilhar sua jornada foi o Gothic Metal (felizmente sem vocal feminino como "principal"), com muitos elementos de Gothic Rock e alguns até flertando com Synthpop através de arranjos sintetizados que demarcam bastante algumas camadas no som dos caras.

Esse último detalhe citado poderia soar como algo nocivo ao som do Anno Zero mas na verdade é o que mais chama a atenção pela qualidade, a intro/instrumental "Infected" impressionou pelo clima soturno/gótico apresentado. Na sequência esperava algo com ambiência sonora viajando nos arranjos Atmosferic mas eis que deparo-me com "Back Down" uma faixa tipicamente gótica com uma pegada até rápida o que deixou-me surpreso, a faixa que segue "Deceptions" traz (não só em sua letra), uma boa influência do lendário The Sisters of Mercy.

A terceira faixa intitula o álbum ("The Next Level") que é seguida por "Poison Mind" e em "Another Pleasant Evening" chegamos a metade do álbum e já é possível afirmar que a proposta do Anno Zero é seguir nessa linha gótica com vocais rasgados, limpos, riffs seguros (mas que a meu ver poderiam ter sidos encorpadas com bases mais pesadas), uma linha de baixo e bateria muito segura e uma ideia até previsível nos refrões, mas muito bem encaixadas nas músicas.

Então vamos dar sequência ao álbum, e "começamos" com "Public Video Surveillance II" que poderia simplesmente ser uma música legal para compor o álbum, mas os "batuques" encaixados no seu final, infelizmente não foi uma "boa ideia", em seguida "Pictures" e o álbum novamente volta a ficar interessante, por fim, "Cold" encerra bem o álbum. 

Para concluir, quero dizer que gostei da singela e pequena homenagem ao clássico "Dark Side of the Moon" do Pink Floyd presente em um pequeno trecho de um som deste álbum, não sei se foi intencional ou espontâneo, mas escutei algo... e viajei muito.

Mais informações, acessem: annozero.com.br