24 de agosto de 2015

NOVEMBERS DOOM "Bled White" (The End Recs/2014)

O nono álbum de estúdio do grupo Death/Doom Metal Novembers Doom completou no último dia 15 (de julho) um ano do seu lançamento!!!


Curiosamente eu ouvi o disco pela primeira vez quando este estava prestes a comemorar seu primeiro aniversário de lançamento e havia pouco tempo que tive informação do seu lançamento. 

Não me recordo de ter acompanhado uma campanha de divulgação efetiva em terras brasileiras deste play (o que é uma pena), que diga-se de passagem, trata-se de um fudido disco, recheado de boas canções que seguramente agradaria um número bem maior de fãs desta vertente por aqui, além dos que acompanham a banda em sua trajetória.

O álbum é iniciado pela música que inclusive o intitula "Bled White", uma composição pesada e bastante fincada na veia Death Metal da banda, mas que deixa claro que as melodias soturnas do Doom Metal estão ali presentes e que vão também configurar a proposta deste trabalho dos caras.

"Heartfelt" é a canção que dá sequência e logo nos primeiros segundos deixa uma forte impressão de ser a música do álbum, com maior poder de persuasão que sua antecessora e com mais variações dos arranjos vocais, resultando em um petardo Epic Doom Metal com riff´s incrivelmente tradicionais porém quando bem encaixados (como é o caso) deixam uma excelente impressão. 

Mas ai o melhor estar por vir, e mesmo com uma pegada diferente do que está presente até no álbum eis que nos é apresentado a melhor canção do álbum (desta vez de forma definitiva): "Just Breathe" e bem, é esse o recado, muito direto!!!! que som foda, que atmosfera ímpar ouvimos nas melodias bem variadas, muito bem "arranjadas" e com uma excelente performance vocal, há tempos ão ouvia um som desta vertente com tamanha "precisão", foda!!! "Scorpius" a quarta faixa é um instrumental dedilhado com violão e guitarra acústica de pouco mais de um minuto seguida por "Unrest" que é mais direta e digamos mais tradicional em sem início, porém, em poucos segundos remete ao que propõe o disco.  

Chegamos ao meio do álbum e a canção que inicia a parte final "The Memory Room" se arrasta e conduz o ouvinte nos seus quase sete minutos de melancolia numa viagem reflexiva que poucas vertentes do Heavy Metal conseguem como o Doom Metal, seu solo é bastante peculiar e seus segundos finais emblemáticos. Continua o play "The Brave Pawn" que assim como "Unreast" é mais direta, com passagens agressivas bem Death Metal mesmo, muito boa sacada a ideia de mesclar o álbum com o peso arrastado do Doom Metal com o peso agressivo do Death Metal e o tom épico em algumas canções como "Clear", por exemplo. Ainda restam três canções para encerrar "Bled White" o que poderia soar cansativo mas a impressão é totalmente oposta devido a "arrumação" das músicas e suas "diferentes roupagens" convidam-nos a ouvir este play do início ao fim, então seguimos com "The Grand Circle" que possui uma pegada meio que de continuidade de sua antecessora e seguida por "Animus" e a mais longa canção do play "The Silent Dark" que encerra este grande trabalho.

"Bled White" é o nono álbum na discografia do Novembers Doom que conta também com mais uma demo e um ep, numa carreira que iniciou em 1992, ou seja, mais de duas décadas dedicadas a esta vertente que raramente é destacada na mídia especializada do Heavy Metal, mas, ouvindo um play como este, com essa qualidade, fica claro que os caras estão com o mesmo desejo de produzir discos fudidos e continuar dando sua contribuição para a manutenção do Doom Metal como vertente singular... parabéns!!!

*NE: O Novembers Doom é atração nos dois dias o Overload Music Fest, evento que ocorrerá nos dias 05 e 06 de Setembro de 2015 em São Paulo/SP - Brasil. Clique aqui para mais detalhes.