26 de agosto de 2015

MORK "Awake" (Eternal Hatred Recs / 2014)

Mork que deriva da palavra sueca mörk ou mörkt que significa "escuro" (dark), iniciou sua trajetória em 2006 na capital federal brasileira Brasília...


Nestes quase dez anos de existência lançou o ep "Preposterous" e os dois álbuns que compõe sua discografia: "Exemption" (2011) e o seu mais recente disco "Awake" que possui dez composições em quase cinquenta minutos de Symphonic Black / Death Metal com fortes influências de bandas consagradas do norte europeu, como a Suécia por exemplo, o que de certa forma justifica o nome da horda derivar desta "cultura".

O álbum já começa impressionando pelo seu conceito (e cuidado) gráfico, um digipack envolvido numa arte muito bem desenvolvida pelo designer/ilustrador também brasiliense: Zakuro Aoyama.

Mas não só uma boa "roupagem" se faz necessário para definir a qualidade de uma banda ou do seu álbum, e neste caso, felizmente a qualidade se estende também ás composições presentes, como disse antes, dez no total: "Untamed", "Sacrifice", "Infirmita Carnis", "Svatan", "Three Transformations", "Human", "Lobos" (instrumental), "Apostaticos", "Preached by Death" e "Awake" que foram cuidadosamente muito bem "arranjadas" e muito bem produzidas, o que insere o Mork no hall de grandes representantes desta vertente extrema do Metal no Brasil.

Como citei anteriormente, a influência do Death/Black Metal Sueco se faz (fortemente) presente sim, mas vale ressaltar que de forma cuidadosa e sem simplesmente ser uma mera cópia ou plágio dos conhecidos representantes daquele cenário.

A mescla da agressividade com as melodias sombrias sintetizadas deram um clima bastante "pessoal" a esse álbum do Mork, não que essa junção seja algo inovador, mas a forma encontrada pela banda foi certeira e muito bem encaixada nas composições.

Confiram o vídeo oficial feito para a faixa "Infirmita Carnis":