30 de março de 2015

Quatro bandas brasileiras confirmadas no Brutal Assault 2015

Quando se fala em festival europeu de metal, os primeiros exemplos que vêm à cabeça dos brasileiros são Sweden Rock Festival, na Suécia, Wacken, na Alemanha, e Hellfest, na França...


Poucos lembram ou estiveram no excelente Brutal Assault, na República Tcheca, que também é um evento excelente para colocar na sua lista!

São cinco dias, mais de 100 bandas, muita natureza ao redor e a atmosfera de uma antiga fortaleza militar para deixar tudo ainda mais interessante! 


Obituary
Este ano, a vigésima edição do BA traz quatro bandas brasileiras: Sepultura, Krisiun, Ratos de Porão e Nervosa, além de um line up repleto de outros grandes nomes e também representantes do underground. 

São bandas de todos os estilos de metal para agradar a todo mundo! 

Crowbar
Agalloch, Annihilator, Asphyx, At the Gates, Biohazard, Brujeria, Candlemass, Cannibal Corpse, Cradle of Filth, Enslaved, Kreator, Marduk, Napalm Death, Mastodon, Katatonia, Sólstafir, Triptykon, Nuclear Assault, Carach Angren, Godflesh, Kataklysm, Einherjer, Primordial, Vader… Ufa! Esses são só mais alguns exemplos do line up desse ano para se ter uma ideia de quanto o Brutal Assault é especial! 

Este ano o evento acontece do dia 05 ao dia 09 de agosto. 

Todos os anos, o BA acontece na cidade de Jaromeř, a 130 quilômetros de Praga. 

Eu tive o prazer de prestigiar o BA no ano passado e foi uma experiência inesquecível, não só pelas bandas, mas também pelo público, extremamente empolgado! 

Os shows nos dois palcos principais não eram simultâneos – acabava um, o próximo acontecia no outro –, então era possível acompanhar a maioria das bandas do dia.
Pentagram Chile

Os shows que destaco foram os das bandas Church of Misery, Inquisition, Aosoth, Crowbar, Obituary, Pentagram Chile (representando com êxito a América do Sul nessa 19° edição), Krabathor, Onslaught, Fleshgod Apocalypse, Unleashed, Slayer, Sodom, Schirenc Plays Pungent Stench (excelente e eufórico), Venom (realização de um sonho vê-los ao vivo) e Mgla (meu show favorito junto com o do Venom; apresentação impecável e brutal). 

A organização do Brutal Assault é fantástica! Existem muitas opções para alimentação – inclusive comida vegetariana – e bebidas, vários sanitários espalhados pelo complexo e uma grande área para camping.

MGLA
A organização do evento também disponibiliza uma lista de hotéis parceiros que oferecem desconto para quem prefere descansar com mais conforto. Os preços – de ingresso à bebida e comida – são muito acessíveis e, por não ser um festival com a enorme fama do Wacken e Cia, você pode assistir a uma banda do nível do Slayer bem de pertinho.

Além de ser um exemplo de ótima organização, o festival é imperdível pela localização: ele acontece em uma fortaleza militar do século 18 com muita natureza ao redor e um rio. A Fortaleza Josefov (ou Pevnost Josefov em tcheco) foi construída entre 1780 e 1790 como defesa contra o reino da Prússia. A atmosfera é arrepiante!  

Vale muito a pena participar desse festival que começou muito pequeno, com poucos shows de bandas locais, e hoje atrai mais de 15 mil pessoas todos os anos. Sem contar que o festival, mesmo tendo crescido, ainda apoia o underground e também bandas da América do Sul.
























Texto e fotos: Maria Fernanda Stinghen Gottardi