14 de janeiro de 2015

BRUCE DICKINSON "Os altos voos com o Iron Maiden e o voo solo de um dos maiores músicos do Heavy Metal (Editora Gutemberg/2013, 304 pgs.)

Bruce Dickinson é a voz da mais popular banda de Heavy Metal da história, o Iron Maiden!!!


Dificilmente conseguiremos desvincular o nome Bruce do Maiden e me arrisco dizer que é difícil também não associar o Maiden a Dickinson, apesar do Iron ter em sua história outros dois vocalistas, Paul Di´Anno e Blaze Bayley...

Neste livro o jornalista e autor Joe Shooman faz questão de deixar claro que não se trata de uma biografia do Iron Maiden, mas faz um adendo de que é difícil escrever algo sobre Bruce Dickinson sem mencionar sua história na banda, aliás como o próprio Shooman afirma "sem o Maiden este livro não existiria"

Mas falando do livro, eu gostei do texto, objetivo e preocupado em relatar o que realmente é interessante e relevante saber, como a conhecida personalidade forte de Bruce foi forjada desde sua infância, sua aptidão musical e monstruoso talento, como o teatro do colégio ajudou a desenvolver sua performática postura de palco nos shows e como "Let It Be" dos Beatles foi diretamente responsável por mudar a ideia de Bruce em ser vocalista e não baterista!!!! 

Bruce Dickinson nasceu em 7 de agosto de 1958 na pequena e histórica cidade anglo-saxônica de Workshop (Inglaterra), localizada na extremidade da floresta de Sherwood, e passou boa parte da infância com seus avós. Em sua adolescência, já em um colégio interno em Northamptonshire foi iniciado na música pesada ouvindo a canção "Child in Time" do Deep Purple, e por sinal foi do Purple o primeiro disco que Bruce comprou, o clássico "In Rock" de 1970 - que referência hein? Não poderia ter começado melhor!!!!

Bem, não vou me alongar nos comentários porque vou acabar resumindo muito e acabar estragando a magia que está presente nas mais de trezentas páginas desta biografia... vou deixar que o interesse e a curiosidade leve a leitura, tenho certeza de que você curtir cada momento do livro, e quando menos esperar já vai estar nas páginas finais com um filme na cabeça da história deste britânico bacharel em História, apresentador de tv, ator, radialista, competidor de esgrima, escritor, piloto de avião (com licença para voos comerciais) e músico.


Com essas habilidades, ocupações e sua trajetória pessoal e profissional podem ter certeza que o livro poderia ter tranquilamente o dobro e mais umas 58 páginas que não seria cansativo e, dificilmente, você vai ouvir falar que uma expulsão escolar resultaria numa história igual a essa.