20 de outubro de 2014

KATTAH "“Lapis Lazuli" (Baker Team/Scarlet Recs/2014)

A banda curitibana Kattah chega ao seu segundo álbum "Lapis Lazulli" superando em criatividade seu antecessor "Eyes of Sand" (2010)...


O álbum foi produzido pela dupla Roy Z e Andy Haller, conceituados produtores e responsáveis por excelentes trabalhos com Bruce Dickinson, Ozzy Osbourne, Judas Priest, dentre outros grandes nomes do Heavy Metal em todo mundo.

A assinatura destes produtores está presente no álbum na segunda faixa "Inside my Head" que mostra como uma banda pode aproveitar a experiência e talento de bons produtores em benefício próprio e não deixar que eles escrevam todo o trabalho.

Além da notória evolução musical neste álbum, o Kattah, que já havia chamado a atenção por sua música recheada de talento e personalidade, aprofundou neste disco em mais influências musicais fora do Heavy Metal cuidadosamente dosadas para não soar forçado e me arrisco a dizer que acertaram em cheio na medida, algo que só o Angra em "Holy Land" havia conseguido até então.

Muito legal o que fizeram na faixa título do álbum, inserindo elementos da cultura brasileira de forma criativa e muito bem introduzidas na música.

Sei que os fãs de Heavy Metal mais conservadores torcem o nariz ao ouvir tais comentários, mas os que são abertos a criatividade vão curtir este disco, o que não pode deixar de citar é a coragem do Kattah em compor o que desejam compor e pronto!!!!

Mas não me entendam mal, o álbum não é todo experimental, algumas passagens apenas, que o diga a quarta faixa "Alpha Centaury" e a sétima "The Hidden Voice",  que são bem tradicionais (dentro da vertente da banda, claro).

Bem, não vou estender muito o comentário e deixar um pouco de ansiedade em quem acompanha a carreira do Kattah, o álbum será lançado dia 28 deste mês de outubro, faltam poucos dias, mas posso dizer que valerá a pena os fãs desta vertente criativa e corajosa do Heavy Metal aguardar esses dias como também acredito que com esse álbum a banda aumentará sua lista de admiradores.



Vídeo Clipe “I believe”



“Eyes of Sand” (Paris, França – fev/2011)