26 de setembro de 2014

PRIMORDIUM "Todtenbuch" (Rising Recs/2014)

Envolvido no misticismo egípcio o Primordium trilha sua história através do Death Metal, e a cada capítulo essa história fica ainda mais rica!!!!


Após uma década e meia de existência, com duas demos e um ep lançado o Primordium nos apresenta seu debut-álbum (ou o quarto capítulo de sua história), sob o título "Todtenbuch" - o mítico Livro dos Mortos, que logo impressiona pela excelente arte gráfica em seguida pela força e qualidade de suas composições.

Vale ressaltar que o primeiro registro que ouvi do Primordium foi sua demo "The Sacred Valley of the Kings" (2002) e apesar da evolução natural desses doze anos que os separam, não fui surpreendido ao ouvir "Todtenbuch" por já perceber em 2002 que o Primordium reunia totais condições de apresentar um álbum foda!!!

O disco é composto por onze sons, sendo uma intro "Todtenbuch", e as demais narrando uma história bem estruturada sobre umas das mais ricas e misteriosas civilizações de antiguidade.

Os títulos denunciam suas ideias: "Curse of Imhotep", "Mummified", "Gates of Restaú", "Legion", "Transcending", "Khmunu" (instrumental), "Glory of Rá", "Pillars of Eternity", "Negative Confession", "Osiris" (Arcanus XX). Dentre elas não seria correto apontar destaques, por razões óbvias mas que se faz necessário ouvir para entendê-las.

Interessante como os teclados e as introduções presentes nos sons foram muito bem encaixados, algo sutil mas necessário, proporciona o clima de ritual que o Primordium busca transmitir em suas composições, nada excedendo ou excluindo o peso e a agressividade do Death Metal, como deve ser sempre!!!