23 de agosto de 2014

MARTYRDOM “Subterrâneo Culto às Trevas” (Pictures from Hell Distro - ThunderGod Prods - Escvro Abismo Corp/2013)

Sou um tanto suspeito pra falar a respeito desse disco da Martyrdom, até por que, tenho uma admiração pela música feita por estes sujeitos e acompanho de perto sua trajetória já há alguns anos. No entanto, tentarei ser imparcial neste documento...


"Subterrâneo Culto às Trevas" é um demo live registrado durante a cerimônia da Martyrdom na cidade de Cícero Dantas – Bahia na era vulgar de MMXIII.

Neste evento foram gravados 6 ritos que demonstram a evolução musical da banda, com pegadas mais precisas e com um feeling que acredito eu, poucas bandas conseguem chegar a tal nível.

Composições como: “Intro/Abismo das Sombras”, “A Verdadeira Inquisição”, “Espíritos da Noite”, “Renascidos das Cinzas”, “Kharonte” e “Apenas a Escuridão” devolve-nos a veia carregada de obscuridade existida nas antigas bandas de Death Metal dos anos 90: o que não é impressionante neste caso, pois a Martyrdom vem dessa década e já mostrava seu sombrio poder quando gravou a memorável dt Rehearsal em 1997.

Mas acho que a formação atual com os membros: AmraKing – Vox; Alberto Britto – Guitars; Tarcisio – Bass; e Vurmun - Drums foi bem mais sucedida nas composições, pois é fato que a atmosfera transmitida pelas músicas antigas que foram reformuladas atualmente (exceto “Land of Shadows” que hoje se chama “Espíritos da Noite”) estão com um clima mais obscuro em seu andamento denso e também em suas passagens mais rápidas, assim como as novas composições que traduzem o espírito escuro do qual a Martyrdom se firma hoje, com fortes influências de Samael, Rotting Christ e me arrisco a dizer, do lendário Bathory!!!

Completando a sétima faixa deste material, temos a grandiosa “Imortalidade” que surge como bônus extraído da celebração compactuada com a Mystifier e Morbid Perversion no ritual de 20 anos do álbum Wicca na capital do estado da Bahia – nas ruínas de MMXIII.

Embora este seja um disco ao vivo, a qualidade da gravação está acima da média, considerando as circunstâncias da aparelhagem em que foi gravado e a desorganização do evento que prejudicou a apresentação da Martyrdom que teve que encurtar seu set-list em Cícero Dantas.

De qualquer forma, acredito que este demo represente bem a proposta da banda, com uma arte gráfica que simboliza um obscurantismo enigmático: capa sem logomarca ou algum título, apenas uma vela em cortejo fúnebre. Vale lembrar a quem esteja interessado na música da Martyrdom, que procurem conhecer outros sons que foram gravados nessas apresentações, mas que não entraram no disco, como “Aetenum Tenebrarum”, “Nokturna” e “Martírio” que possuem uma atmosfera de agressividade ímpar.

Mais informações, acessem: facebook.com/MartyrdomDeathMetal