14 de agosto de 2014

INSOLITUM “Infestus” (Hell Prods - Sociedade dos Mortos Recs/2013)

O cenário do Distrito Federal sempre foi poderoso no quesito metal extremo. Ainda mais se tratando do Death Metal, em que muitas bandas obscuras surgiram nos anos 90 e trilham suas jornadas até os dias atuais...


Mas neste comentário, estou falando da linhagem mais mórbida, escura e densa do Death Metal carregado de referências como Amenthis, Medicine Death, Embalmed Souls, Eminent Shadow... e também por outras bandas da cena mundial!

O genuíno Death Metal praticado pela Insolitum segue essa linha mais cadenciada de música extrema; consistente por composições que transmitem um clímax sombrio durante todas as faixas deste tape. E sinceramente, em “Infestus” você não encontrará nada daquelas músicas velozes cheias de blast-beast, vocais incompreensíveis, riffs ultra-rápidos... Enfim! Toda aquela sonoridade desagradável que as bandas da moda faz para atrair mais público. 

Aqui o que você encontrará é uma banda underground de sonoridade rude e sólida, na sua forma nua e crua, exibindo 4 músicas do mais puro e pútrido Metal da Morte anti-cristão vociferado em português e com atmosfera mortuária, compondo sons heréticos que levam títulos como: “Infestus (Instrumental)”, “Marcha para a Morte”, “Queda de um falso deus” e “Suplicio Eterno”. Todos eles trilhando um andamento denso e bem conduzido, onde a marcação da bateria com os riffs e bases me chamaram bastante atenção.

O contrabaixo dá ainda mais peso, juntamente com os vocais que expelem veneno da garganta ríspida de GVR Death Black. Já a produção gráfica deste analógico, traz figuras que demonstram a proposta da Insolitum. 

Contrapartida há uma informação que achei desnecessária na parte gráfica, que foi usar a bio da banda na parte de dentro em um tamanho de fonte grande, onde em minha visão, poderia ser utilizada para outros fins, como as letras dos temas existidos aqui, por exemplo.

No entanto, esta observação não tira o brilho escuro deste material limitado em 333 cópias (acredito que já esgotada), que é direcionado e obrigatório na tapeografia de qualquer maníaco die hard que se preze – compre ou morra!!!

Mais informações, acessem: sociedadedosmortos.com.br