16 de julho de 2014

Banger Expression: The Warriors “Os Selvagens da Noite por Cézar Falcão

Filme: The Warriors - “Os Selvagens da Noite" 

Direção: Walter Hill, 1979, EUA.

Texto por: Cezar Augusto



“Who are ‘The Warriors’?” (“Quem são ‘Os Guerreiros’?”). Esta é a pergunta feita no filme "The Warriors - Os Selvagens da Noite", por Masai (Edward Sewer) aos membros da maior gangue de Nova York, “The Gramercy Riffs”, quando começam a convocar as gangues da cidade para caçar os membros dos “The Warriors”.
Cyrus

O motivo? Na convenção das gangues, “Os Guerreiros” foram acusados injustamente de terem assassinado o líder dos “The Gramercy Riffs”, Cyrus (Roger Hill), que declarava trégua e visava unificar todos os grupos da cidade para dominá-la, por contabilizarem mais membros de gangues que policiais. “Vocês sabem contar?”, Cyrus perguntava para a plateia eufórica. Vê-se como o plano era estratégico e bem bolado.

Jaquetas de Couro, Patches
Os maiorais do “The Gramercy Riffs” usam um programa de rádio através da voz de DJ (Lynne Thigpen) que, entre uma música e outra, anuncia para todos os grupos sobre a situação dos “Guerreiros” na volta para seu bairro, Coney Island (do outro lado da cidade). Eles precisam cruzar do Brooklin a Manhattan (metade de Nova York) e enfrentar as gangues que cruzarem pelo caminho. Passar pela área dos outros já é uma tarefa árdua, imagina com as surpresas dos grupos esteticamente caracterizados no decorrer do trajeto. Correrias e conflitos enérgicos, normalmente corpo a corpo, com um prazer espontâneo pelas brigas de rua. 

Rembrandt
Além de existirem vários detalhes interessantes neste filme de Walter Hill, a trilha sonora de Barry De Vorzon, mesclando funk americano e sons psicodélicos, cria uma eletrizante fusão para o espírito underground do filme. Já as demais músicas, pulsam um rock anos 70.
Uma película "cult". Um clássico de 1979, inspirado em um livro homônimo lançado 14 anos antes pelo escritor Sol Yurick. “The Warriors” hoje pode ser encontrado em formato DVD para o deleite dos fãs antigos e dos novos, em versões legendada e dublada. 

Há uma expectativa para um novo filme dos “The Warriors” por parte do diretor Tony Scott (de "Fome de Viver", "Jogo de Espiões"). Vamos esperar para ver como será a nova trama dos “Selvagens da Noite”. Curiosamente, um Game para Playstation e X-Box já foi lançado em 2005. E por falar em curiosidades:

Saxon
"Denim and Leather" (1981)
* Segundo dados do site Cinema Ex-Machina, apesar de sua aparente falta de compromisso com a realidade, na época de seu lançamento, diversas gangues rivais entraram em conflito ao se encontrarem dentro do mesmo cinema. Durante as filmagens, a produção precisou lidar diretamente com os líderes de cada bairro, pagando um taxa diária para que o equipamento não fosse roubado; o tipo de acordo que se tornaria comum nas favelas cariocas. E assim, o mundo real batia na porta dos produtores.

* Conhece o artista e pintor holandês Rembrandt (1606-1669)? Este foi homenageado com o seu nome dado a um dos personagens do elenco, ao “artista” que faz as pichações... Note este diálogo: Cleon (Dorsey Wright): "Pegou a parada? Piche tudo que dê pra ver.” Rembrandt (Marcelino Sánchez) apenas escuta e mostra o spray. Cleon continua: "Quero que todos saibam que os Warriors estiveram lá". Cleon era o líder dos “The Warriors”.

Twisted Sister
"Come Out and Play (1985)
Bem, por ser um filme que retrata gangues de ruas, ou seja, figuras à margem da sociedade, eis uma relação direta com o Heavy Metal, sobretudo do início da década de 80 quando o estilo era mais marginalizado por causa da forte imagem de rebeldia e agressividade contra os padrões pré-estabelecidos, com um underground marginalizado, socialmente falando.  E o filme possui incursões sonoras que se entrelaçam ao Rock psicodélico setentista, além de o visual de alguns personagens evidenciarem inspiração no velho Hard e Glam Rock.

Outra relação refere-se aos patches de várias gangues com logotipos e símbolos próprios (envolvendo caveiras, crânios, correntes...) estampados em jaquetas de “jeans e couro”...“Denim and Leather”, certo? (Lembrança de um álbum do Saxon!)... Haja vista simplesmente o fato de muitos headbangers  gostarem de usar patches com logos e insígnias nesses moldes (também!) em seus coletes.

Comando Estílico
"Comando Etílico" (2009)
Tratando de maníacas homenagens feitas por bandas; citemos que, em uma das últimas cenas, na qual o líder do THE ROGUES (Luther - David Patrick Kelly) “chama pra briga” a galera dos “The Warriors”, falando: "WARRIORSSS, Come out and Play-yay..." e tilintando três garrafas entre os dedos de uma mão, influenciou ao início da música "Come Out And Play" do TWISTED SISTER no 4º disco também intitulado “Come Out And Play” (1985), a diferença quanto à fala do filme é que a música foi introduzida assim: "TWISTED SISTERRR, Come Out And Play-yay...", enquanto escuta-se o tilintar das garrafas.

Pink Floyd
"Atom Heart Mother" (1970)
Já no cenário nacional, temos conhecimento da homenagem realizada pelo COMANDO ETÍLICO (RN), cujo grupo compôs uma faixa intitulada "Selvagens da Noite", agressivamente e fanaticamente inspirada em “The Warriors”, presente no primeiro álbum homônimo à banda (2010).

No tocante ao visual, em uma briga dos “THE WARRIORS” contra a gangue “THE BASEBALL FURIES”, percebe-se que os membros desta inspiraram-se no KISS para pintarem os rostos, tamanha a semelhança das maquiagens. 

E, Rembrandt, o pichador, usa lençinho e batom vermelhos a remeter ao visual Glam Hard Rock de bandas como DOKKEN, CINDERELLA, POISON, entre outras. Inclusive na cena em que alguns dos “Guerreiros” são seduzidos por mulheres para “uns pegas ardentes” dentro de um apartamento, sem perceberem se tratar de uma emboscada da gangue “THE LIZZIES”; Rembrandt não quer conta com uma delas, ele se afasta mesmo. Por que será? (rsrs). Mas é ele quem fica desconfiado e descobre a armadilha. Após, o “pau quebra” entre as gangues, ehehe. Convém ressaltar a pulsante música “Love is a Fire” (GENYA RAVAN) que ambienta esses “fogosos” momentos da película.

Nota-se, ainda, que a trilha de Barry De Vorzon pontuada por sintetizadores e timbres bizarros envolve trechos de um som experimental psicodélico similar aos enigmáticos efeitos sonoros produzidos pelo PINK FLOYD no disco “Atom Heart Mother” de 1970.

Portanto, leitor, se você já assistiu ao filme, parabéns... Se ainda não, “Run for your life” (Corra por sua vida), como já diz uma música do AVENGER, para assistir aos GUERREIROS: “Selvagens da Noite”!