12 de janeiro de 2014

SLASH COM ANTHONY BOZZA (Editora Ediouro/2008, 448 pgs.)

Antes de mais nada é preciso dizer que uma biografia como esta acaba se confundindo com outra, justamente da banda que projetou o músico em questão, ou seja a do Guns N’ Roses...


Slash no meu entender era o principal músico daquela banda que dominou o cenário musical nos anos oitenta. Apesar do Guns na verdade ser um sistema sólido e coeso que entrou em choque gradativamente ao longo do crescimento da megalomania do seu carismático e competente vocalista: Axl Rose.


Saul Hudson (vulgo Slash) nasceu em Stroke-on-Trent, Inglaterra em 1965 (cidade onde também nasceu o lendário Lemmy Kilmister), fruto da improvável união de uma americana negra e um inglês branco – casamentos raciais naquela época era algo improvável. Após um tempo a família fora morar no Estados Unidos e o núcleo familiar foi dissolvido com a separação de seus pais e isto foi uma virada enorme na vida de Slash.

Pode soar paradoxal, para uma parte de vocês leitores, o que vou escrever agora mas a base familiar é fundamental na trajetória de vida de qualquer pessoa. Slash teve isto tirado de forma traumática o que determinou sua vida de delinquente juvenil (drogas, roubos e etc) e de um roqueiro drogado – drogas de todos os tipos e a uma das que leva uma pessoa ao fundo do poço: heroína.

Situei esta questão para ficar fácil o entendimento de toda a história desta biografia, a qual foi muito bem escrita por Anthony Bozza que soube extrair com maestria de um Slash receptivo e surpreendentemente lúcido sua trajetória de vida como pessoa e de músico talentoso, talento comprovadíssimo no excelente e antológico álbum "Apettite for Destruction" – um dos melhores álbuns de Hard Rock de todos os tempos.


No livro você poderá saber como a famosa cartola foi parar em sua cabeça e formar a imagem do guitarrista, assim como do sempre presente cigarro na canto da boca. Entenderá de vez que o Guns N’ Roses funcionava quando todos os seus membros originais estavam juntos (mesmo que a maioria estivesse sobre efeitos de drogas); perceber que a bipolaridade e megalomania de seu vocalista destruiu a banda.

Sacar que o ser humano Slash escapou da morte duas vezes e que esta vida desregrada lhe trouxe bastante dor e até a morte de uma amigo bem próximo. 

Como citado no cabeçalho a bio contempla o período de vida de Slash até 2007, o livro foi  lançado em 2008, o Snakepit e o Velvet Revolver (a primeira extinta e que coexistiu com o Guns e a segunda em plena atividade) produziram bons álbuns enquanto o Guns......