20 de janeiro de 2014

MAX CAVALERA - MY BLOOD ROOTS "TODA A VERDADE SOBRE A MAIOR LENDA DO HEAVY METAL BRASILEIRO" (Editora Agir/2013, 207 pgs.)

Para começar esta frase acima é bastante presunçosa, quiçá para os gringos que não conhecem a cena brasileira possa ser, mas no meu entender lendas do Metal brasileiro temos várias e o Sepultura é apenas uma delas e não somente o Max Cavalera...


Além desta correção gostaria de esclarecer que segundo o IBGE, Belo Horizonte é a quarta maior cidade do Brasil (ficando atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador), portanto Max cometeu um equívoco enorme, mas eu o perdoo afinal ele não estudou praticamente nada e está fora do Brasil tem muito tempo.

Deixemos de xurumelas e vamos a bio deste cidadão que efetivamente era a alma do Sepultura, tanto é que com saída a banda morreu criativamente e musicalmente – sinto muito se você leitor ainda gosta deste zumbi que ai está e tem a audácia de usar um nome que outrora foi bastante glorioso. 

Inicialmente parabenizo o Max por não deixar o Sr Joel McIver “tomar conta” de sua biografia e dar seus “pitacos” infames (fico impressionado como o Black Sabbath e o Slayer permitiram isto), este o auxiliou, mas o controle ficou sobre suas costas – ainda bem. Acreidito (piamente) que sem a babaquice peculiar das opiniões ridículas do senhor McIver temos a oportunidade de fazer uma leitura bastante agradável e reveladora.


Revelações como a saída traumática de Wagner Antichrist (Sarcófago) do Sepultura, segundo Max o Wagner surrupiou cabos de equipamento para usar com outra banda e foi por isto que foi sumariamente expulso do Sepultura.

Além desta temos toda a celeuma sobre a própria saída de Max da banda, na sua versão da história ou estória, a banda fora escalada para tocar no Monster of Rock na cidade de Donnington/Inglaterra e a noticia da morte de seu enteado Dana em Phoenix/EUA chegou como um míssil de bastante poder destrutivo. 

Após o funeral, três dias depois, o restante da banda exigiu a saída de Glória Cavalera na parte empresarial da banda – este capítulo tem o sugestivo título de “Tragédia e Traição”. Há inúmeras histórias, depoimentos; e o restante deixo para você mesmo conferir, vale a pena.