15 de janeiro de 2014

IRON MAN - Minha Jornada com o Black Sabbath (Editora Planeta/2013, 400 pgs.)

Nos últimos anos houve inúmeros lançamentos de biografias no mundo "Metálico", trazendo histórias de ícones do Heavy Metal - músicos e bandas - sendo alguns trabalhos interessantes, outros nem tanto!!!



Na verdade estou vendo essa iniciativa parecida com os lançamentos de cd´s coletâneas e tributos, que num passado virou uma certa febre, e como toda "onda", nem sempre a qualidade era o principal objetivo ou preocupação, uma pena, porque mais uma vez o interesse comercial acaba prejudicando uma boa forma de se divulgar um trabalho, ou neste caso, contar boas histórias!!!

Bom, o fato é que as biografias estão ai e confesso que esperei ansioso pela versão da história do Black Sabbath contada por seu líder o que também é sem nenhuma dúvida o maior criador de riff´s do Heavy Metal em todos os tempos, o Sr. Anthony Frank Iommi, ou como ele ficou e ainda é mundialmente conhecido: Tony Iommi...

Sua postura mais séria de líder do Sabbath (atribuida naturalmente por se colocar a frente de quase tudo na banda e também em virtude de ser o único membro a permanecer em todas as formações do Sabbath) e uma certa impressão de lucidez me fez acreditar que sua memória traria mais lembranças da história do Black Sabbath, o que se confirmou pelos detalhes presentes no livro, algo que é acima de tudo divertido e muito interessante, do ponto de vista das experiências, das loucuras, das aventuras de quatro jovens ingleses que mudaram a história da música para sempre!!!!

Mas Tony não era nenhum "santo" como ele mesmo diz no livro, mas percebe-se que mesmo com todas as loucuras, abuso de drogas ele se mantinha a frente para resolver os problemas do Sabbath e até de seus companheiros, algo como o irmão mais velho dos caras... O que não o impediu de ser responsável por zoações terríveis com os sujeitos!!! Até fogo no baterista Bill Ward Tony ateou!!! Foda!!!

O livro cobre toda a carreira do músico até quando eles estavam finalizando as negociações da volta do Black Sabbath com a formação original, para uma tourneé a gravação de um disco de inéditas, o que ele menciona torcer que acontecesse mas que até então não tinha certeza, o que felizmente aconteceu, resultando no lançamento do álbum "13" e a realização de uma tournée mundial finalizada no final do ano passado (2013).

Também é divertido e emocionante quando ele descreve fatos de sua vida pessoal, sua relação com seus pais, esposas (o cara está no quarto casamento!!), a dificuldade em conseguir a guarda de sua única filha e o período da doença e morte de Ronnie James Dio o que o deixou profundamente abatido!!! Um excelente exemplo de perseverança para superar obstáculos que todos acabam tendo que passar!!!
Não quero trazer detalhes do livro para não estragar a surpresa dos leitores, mas adianto que vale muito a pena ter esse material em sua biblioteca!!!