20 de agosto de 2013

HEADHUNTER D.C. (Salvador/BA - Brasil)

O Headhunter D.C. dispensa comentários por sua trajetória de quase três décadas fieis ao fudido e verdadeiro Death Metal!!!! Recentemente fizeram uma tour de divulgação do seu quinto álbum "...In Unholy Mourning..." pelo velho mundo!!! A primeira e merecida tour europeia do Headhunter D.C. e nas linhas abaixo o grande brother Sérgio "Baloff" Borges (Vocalista) descreveu como foi essa experiência:


TGZ: O Headhunter D.C. retornou de uma tournée européia na primeira metade de 2013. Como foi tudo por lá, como o público, a mídia especializada, distros etc., receberam o Headhunter D.C.?

Sérgio “Baloff” Borges: O balanço que faço de nossa primeiríssima turnê na Europa em 25 anos de carreira (na verdade 26 completados em maio...), a “...In Unholy Mourning for God... European Tour 2013” é o mais positivo possível, com vários shows extremamente memoráveis, grandes encontros com fãs – novos e antigos –, novas amizades e contatos feitos, boa cerveja, boa comida (e às vezes não tão boa também...), alguns dias sem banho (como de costume...) e, é claro, alguns “perrengues” típicos de um giro como esse, mas o mais importante, entre aspectos positivos (em sua grande maioria, felizmente) e negativos é a sensação do dever cumprido em ter levado o Culto da Morte ao Velho Mundo com o mesmo furor e sangue nos olhos com os quais costumamos a espalhá-lo aqui em nossa terra, o Brasil. Finalmente pudemos ver ‘in loco’ aquilo que costumamos notar de longe, que é o grande respeito e admiração que os europeus têm pelo Metal verdadeiro feito do lado de cá do planeta, daí o fato de sermos uma grande escola realmente para uma legião interminável de bandas e maníacos mundo afora, o que nos faz questionar, mais uma vez, o por quê de nem sempre termos esse mesmo respeito dentro de nosso próprio país, mas isso já é assunto para uma outra conversa... Já estamos estudando a possibilidade de retornarmos para uma nova tour em 2014 ou 2015. Aguardemos e vejamos o que nacontece...

TGZ: O que ficou desse intercâmbio cultural? O que ficou de aprendizado, o que a banda trouxe na bagagem de volta e o que deixou fincado por lá junto com a bandeira do Headhunter D.C.?

Sérgio “Baloff” Borges: Tudo torna-se importante num giro como esses, cada show, cada ideia trocada, cada novo lugar conhecido, enfim, então a experiência geral é grande e sempre muito bem vinda. O fato de já termos um bom nome lá fora realmente facilitou a absorção de todo o conceito por trás do Culto da Morte por parte do público, mesmo por parte daqueles que não eram tão familiarizados com nossa música, mas o fato de já conhecerem um pouco da nossa história já o faziam ter uma ideia aproximada do que poderiam esperar de nossos shows, então estamos realmente satisfeitos de como toda a Palavra foi espalhada em terras europeias, ainda que, por ter sido a primeiríssima vez, alguns aspectos em termos promocionais tenham ficado a desejar, mas de qualquer forma a semente foi plantada e estou certo de que alguns frutos ainda haverão de ser colhidos daqui pra frente. Uma das bandas que tocaram conosco e que poderia citar aqui como uma das que mais me agradaram musicalmente foi o Funeral Whore da Holanda, que tocou conosco em Wermelskirchen, Alemanha, mas também tocamos com bandas mais conhecidas pelo público geral, como Pentagram (EUA), Belphegor, Onslaught – como foi no caso do SWR Barroselas Metal Fest em Portugal –, entre outras.



TGZ: Como você vê a cena da América Latina, a brasileira, mais especificamente a nordestina e a baiana depois dessa tournée. Tem como comparar?

Sérgio “Baloff” Borges: Não mesmo! São cenas diferentes em realidades diferentes, mas todas com a mesma paixão pelo Metal em comum. Ainda estamos a anos-luz de atingirmos a estrutura de shows de Metal que os europeus possuem (e nem estou falando apenas dos grandes festivais aqui...) e nem mesmo a forma como o Metal é encarado lá fora, e sendo o mais realista possível e tendo os exemplos que temos aqui, acho que nunca alcançaremos essa realidade algum dia, mas acho que está mais do que na hora de aproveitarmos pelo menos o grande respeito e valorização que nossa cena é dada pelos maníacos europeus e fazermos esse quadro mudar desde já.

TGZ: Onde vocês tocaram? Têm vídeos e fotos dos shows? Conseguiram reunir isso de alguma forma?

Sérgio “Baloff” Borges: Foram 18 shows em 25 dias, em 9 países:



11/04 Wermelskirchen (GER) @ AJZ Bahndamm

12/04 Kassel (GER) @ Hammerschmiede

13/04 Warsaw (POL) @ Klub Fonobar

14/04 Mlada Boleslav (CZ) @ Club Orthodox

15/04 Prague (CZ) @ Exit-Us
16/04 Bielsko Biala (POL) @ Rude Boy
17/04 Amsterdam (HOL) @ The Cave
18/04 Leeuwarden (HOL) @ Cafe Mukkes
19/04 Wiesloch (GER) @ Rock & Pop
21/04 Waregem (BEL) @ Gasolina
22/04 Montaigu (FRA) @ Zinor
23/04 Zaragoza (SPA) @ Sala Utopia
24/04 Oviedo (SPA) @ Antigua Estación
25/04 Guadalajara (SPA) @ Sala Bumerang
26/04 Barroselas (POR) @  SWR Barroselas Metal Fest 
27/04 Castellón (SPA) @ Emetic Club
28/04 Torelló (SPA) @ L’Eclèctic  
30/04 Bologna (ITA) @ Freakout Club






Alguns vídeos da turnê estão disponíveis no Youtube, como os de Portugal, o de Varsóvia na Polônia, alguns na Espanha entre outros. Seguem alguns links:

youtube.com/portugal.parte1 (SWR Barroselas, Portugal, Parte 1)
youtube.com/portugal.parte2 (SWR Barroselas, Portugal, Parte 2)
youtube.com/polonia (Warsaw, Poland)
youtube.com/polonia (Warsaw, Poland)



Algumas fotos da turnê podem ser vistas em minha página pessoal no Facefuck facebook.com/sbborges ou na página oficial da banda, também no Facefuck, em facebook.com/headhunterdeathcult .

TGZ: Há previsão de lançamento de algum material reunindo imagem e som desses shows, um CD/DVD ao vivo, ou outro material, outro picture vinil?

Sérgio “Baloff” Borges: A idéia é reunir algo desse material colhido na tour num DVD oficial que também servirá para comemorar os 25 anos da banda, o qual esperamos poder lançar ainda este ano de 2013.

TGZ: O que esperam para essa segunda metade de 2013? Quais são os próximos shows/tour? Podemos esperar algo especial ainda para esse ano ou fica para 2014?

Sérgio “Baloff” Borges: Depende do que queira dizer com “especial”, pois para nós todo e qualquer lançamento feito por nós, por menor que possa parecer, trata-se de algo especial para nós. Mas enfim, após a tour demos uma parada de alguns breves meses para um merecido descanso e definir algumas metas para a partir do segundo semestre. Agora a partir de agosto/setembro retomaremos as atividades com as novas composições pra um futuro lançamento e os shows a partir de outubro/novembro. Além disso, a Mutilation Records está planejando o lançamento de um tributo ao Headhunter D.C. até o final desse ano ou início de 2014, sem mencionar os já disponíveis relançamentos do “...And The Sky...” e do “God’s...” em CD/slipcase e com bônus tracks pelo selo e o também recente relançamento do “Brazilian Deathkult Live Violence...” em CD pela Eternal Hatred. More death is to come... beware!!!

TGZ:  Mando um abraço a todos do Headhunter D.C., especial a você, a quem agradeço pela entrevista. Saudações!

Sérgio “Baloff” Borges: Um grande hail e um muito obrigado a você Carol pelo sempre grandioso suporte, extensos ao irmão Elimar & ThunderGod ‘zine! Unam-se a nós em luto profano por Deus! SIX SIX SIX!!!!!!!!!

Seguem sites do Headhunter D.C.:



Contatos para shows:

71 9102 3264 (TIM)