9 de julho de 2013

SABBATH BLOODY SABBATH (Editora Masdras/2013, 504 pgs.)

O quarteto britânico Black Sabbath formado por jovens pobres sem muitas perspectivas de uma vida melhor que trabalhar numa fábrica e ganhar o suficiente para comer (mal), beber e fumar cigarros baratos, conseguiu sucesso, fama e dinheiro com sua música pesada influenciada inicialmente pelo cenário pós-guerra frio e escuro da Inglaterra dos anos 60, gravando clássicos antológicos do Heavy Metal...


Mas a trajetória não envolveu somente fama e dinheiro, houve (muitos por sinal) problemas como separações, uso abusivo de drogas e álcool, além de momentos de auge sim, mas também de fiascos em seus discos... Acho que essa história todo fã de Heavy Metal conhece.

Mas ai que entra outra figura, o jornalista e escritor inglês Joel Mclver que fez um trabalho de pesquisa e entrevista perfeito para contar minuciosamente todos os momentos desta lenda da música pesada com um texto rico em detalhes, impressionante na forma direta e simples de sua leitura que nos faz praticamente viver todos os momentos – bons e ruins – de todas as fases do Black Sabbath e da vida pessoal de seus quatro integrantes (formação clássica) numa leitura leve que prende o leitor a obra, não é exagero não!! Eu comecei a ler e só conseguir parar no final!!!

O livro ainda traz muitas fotos de todas as formações do Sabbath, entre outras...

Mas voltando a falar da história, é impressionante saber como a ingenuidade formou o estilo mais maldito, polêmico e contagiante da música e como a espontaneidade faz deste o estilo tão resistente ao tempo e tão atual seja lá em que século estivermos!!

Achei interessante também o escritor seguir os passos do Black Sabath inclusive passando a narrar os fatos acontecendo quando a formação original se separou e Ozzy resolveu seguir sua brilhante e bem sucedida carreira solo, o livro se divide para contar as histórias de ambos em paralelo, com o Sabbath sofrendo com mudanças de formação a todo instante, chegando a ter a passagem de 9 sujeitos nos posto de vocalista num intervalo de 8 anos!!!

Assim como próprio Ozzy Osbourne que nunca teve uma formação sólida em sua carreira solo, mas que sem dúvida nenhuma teve maior êxito em sua carreira solo que o Sabbath com suas tentativas de encontrar um frontman para substituí-lo, com exceção das fase de Dio e alguns momentos com Tony Martin.

Há também no livro detalhes das tentativas frustradas de reunião da formação original em boa parte dos anos oitante e noventa, com os interesses econômicos e empresariais sobrepondo a ideia despojada que mitificou esse monstro sagrado do Heavy Metal!!!

Assistimos uma volta há um tempo atrás, com a formação original mesmo e estamos assistindo outra reunião (que não é bem original), desta vez Bill Ward não topou estar presente, mas essa reunião gerou um álbum de inéditas, 35 anos depois com Iommi, Butler e Ozzy. E, segundo esses três senhores, a última tournée mundial que passará aqui pelo Brasil no mês de Outubro...

“Sabbath Bloody Sabbath” foi lançado aqui no Brasil através da Editora Masdras com capa e título originais, o que serve, claro, como um combustível a mais para a mini-tournée brasileira que o Black Sabbath tem programado para o mês de outubro nas cidades de Porto Alegre, São Paulo e Rio Janeiro, divulgando seu mais novo álbum “13”.

Se o Sabbath seguir a risca sua história e promessa, todos os integrantes afirmam que vão morrer tocando, teremos em breve a necessidade de uma biografia volume 2, por enquanto vamos nos divertindo com as histórias dessa lenda do Heavy Metal Mundial em “Sabbath Bloody Sabbath”...

Para adquirir o livro clique aqui, mais informações acessem: madras.com.br