23 de novembro de 2012

IGNIS HAERETICUM/BARRABÁS "Dark Rites of Human Desecration" (Nyarlathotep Recs/2011)

Este é um split Black Metal dividido entre duas hordas agressivas da música caótica. De um lado esta a Ignis Haereticum e do outro, a infame entidade do caos, Barrabás...


A conspiração satânica inicia com a Ignis Haereticum, que apresenta um Black Metal ríspido, mas que, em alguns sons, acabam abusando de metrancas que acredito eu, tenham sido desnecessárias, assim como, alguns vocais guturais que mesmo dando um tom grotesco, foram mal aproveitados, deixando (ao menos em mim) aquela percepção de que algo não era para estar ali.

Sim, houve hinos que me impressionaram, do qual eu destacaria a sombria introdução “Lúcifer, Illuminatio Mea!”, que é o tema sinistro que abre seu culto, dando seguimento a fudida “Under the Splendor of Forbidden Light” que tem uma forte pegada em climas infernais, e o hino “Spell of Fullmoon” que finaliza a “desapresentação” desta ordem maligna.

Invertendo a criação, se faz “ausente” o Barrabás, horda essa que disseminou aqui, o verdadeiro e puro espírito do ódio anti-humano e condenação futura através de um caótico, sujo e brutal Black Metal intolerante e ofensivo com suas odes do caos e letras blasfemas, sob uma gravação ao vivo e que às vezes, acabam “prejudicando” a audição de alguns instrumentos.

Um pequeno problema na mixagem do material, mas que não tirou a aura demoníaca que esta horda possui! As pragmáticas vociferações da desordem levam títulos dissipadores: “From Kadath” (inédito e destruidor!), “Poison Fruit” (cadenciada e cortante!), “Dark Crusade of the Light´s Bane”, “Mundanus Imperium”, e “Kaos” com sua letra pessimista e que espalha o veneno da Morte com os ventos da ruína sobre a terra...

O layout é cadavérico, com imagens mortuárias e informações negativas, da qual, mostra que a sonoridade crua e obscura exposta aqui, aborta os seus comentários e identificação com esta peça desumana.