19 de março de 2012

IVORY GATES "The Devil's Dance" (MS Metal Recs/2011)

Após seis anos os paulistanos de Piracicaba lançaram seu terceiro álbum de estúdio...


"The Devil's Dance" é possuidor de sete faixas de um poderoso Heavy Metal com influências Progressivas e Melódicas, influências estas que felizmente não excede o limite da coerência!!!

O álbum é iniciado pela faixa "Beyond the Black" que possui um clipe oficial e a escolha não poderia ter sido melhor, trata-se de um som pesado, bem conduzido, com os arranjos colados e um vocalista que sabe trabalhar sua voz encaixando as melodias dentro do contexto do som. Não posso deixar de mencionar que o cara canta bem pra caralho!!!! (dentro da proposta que se habilita a fazer, claro).

A segunda faixa, "Devil's Dance", muito bem escolhida para dar nome ao álbum, é uma composição que começa bem direta, depois alterna com momentos cadenciados o que será feito até seu final, possui um pré-refrão e um refrão que "gruda" fácil ao ouvir e também mostra que os caras são bem entrosados e cuidadosos nos arranjos!!! Em seguida "Endless Nightmare", a primeira que logo de cara apresenta as influências "melódicas" do Ivory Gates, algo bem sutil e curto, ou seja, na medida certa! Essa faixa por sinal também mostra bem o lado progressivo dos caras, não está entre as melhores mas também não compromete...

Chegando na metade do disco, talvez o momento em que as influências progressivas são mais fortes como ouvimos na quarta faixa "Serpents Kiss",  que possui, como destaque, um trabalho de baixo excelente assim como a faixa seguinte "Under the Sky of Illusions", mas essa segunda difere de sua antecessora por ter trechos mais lentos, funciona como uma pseudo-balada...

Estamos chegando no final do disco, isso mesmo, a sexta faixa "Imaginary World" é a penúltima do álbum, possui todos os elementos citados anteriormente, apesar de ter apenas seis minutos... Outra que sintetiza bem o trabalho do Ivory Gates e até apresenta outros "detalhes", como coros por exemplo, mas dentro do contexto dos caras, é a última música "Suite Memory", mas essa é a mais longa e bem longa mesmo, tem mais de vinte minutos!!!! Mas engana-se que pensa que vai se cansar ao ouvi-la, tenho certeza que não!!!

Poderia falar que "The Devil's Dance" possui uma excelente produção, mas não acho necessário, pelo que foi falado das composições, dos arranjos, ou seja, fica claro que não é um trabalho mal produzido, muito pelo contrário! Mas quero finalizar convidando vocês leitores e tirarem suas próprias conclusões de tudo que foi dito acima assistindo o vídeo-clipe da primeira faixa "Beyond the Black", logo abaixo: