12 de janeiro de 2012

INQUISITOR "The Quantum Theory of Id" (Forgotten Path Recs/2010)

Enquanto algumas bandas procuram "novas" influências para criar um som "diferente" no Metal e que quase sempre terminam em grandes desastres e descaracterizações da verdadeira essência do Metal, algumas bandas conseguem sim inserir influências não convencionais ao seu som, resultando em interessantes trabalhos, como o Amorphis por exemplo...


Dentre essas bandas eu posso incluir o Inquisitor (Lituânia), que se auto denomina uma banda de Avant-Gard Black Metal, como já disse em outras ocasiões, sou contra essa importância que dão a rótulos, as vezes criam-se enormes nomenclaturas para definir o som praticado e no fim quando se ouve o trabalho perecebe-se que não há nada de tão extraordinário no som ou simplesmente não se consegue ouví-lo mais de uma vez... Mas no caso do Inquisitor, definir seu som como "vanguarda" á algo bastante coerente e é muito difícil ouvir o álbum uma única vez e assimilá-lo, como também é muito difícil ouví-lo somente uma vez!!! "The Quantum Theory of Id" possui apenas cinco faixas mas é completo, criativo, e este é "apenas" o álbum de estréia do Inquisitor! As composições não seguem um padrão, mas há elementos primordiais do Metal Extremo em todas as faixas. 


A temática abordada nas composições se inspiram em elementos abstratos de vida e da ciência, pelos títulos se tem uma noção: "Infimum", "Pricipia Mathematica Philosophiae Naturalis", "Die Welt als Wille und Vorstellung", "Corpus Hermeticum" e "The End of Certainty; Supremum". 

Não é o tipo de som que agrada aos HellBangers mais "conservadores", mas é sem dúvida um trabalho muito interessante, muito criativo e muito bem feito!!!!